terça-feira, 4 de janeiro de 2011

QUITANDA DA VIDA IX

Por Telinha Cavalcanti

Bolo de Chocolate

Porque, né? A gente merece. A receita de dona Mamãe, pode ser feito de mil maneiras.

Sem chocolate e com uma goiabada cremosa por cima é de comer, comer, comer, comer, comer... igual a peixinho de aquário, até explodir :)

Se você substituir uma parte do leite por suco, pode ser feito de laranja ou limão, com raspinhas... hmmm!

E a foto é do meu bolo, na minha mesa, com flores que Amado Marido me deu. E fui eu que fiz o mosaico, viu? Ai, que orgulho :)



BOLO DE CHOCOLATE
Ingredientes:
1 embalagem de manteiga com sal (200 g)
4 xícaras de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
4 ovos
2 xícaras de leite
Nescau até a cor ficar boa
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de essência de baunilha

1) Bater a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar até ficar cremoso
2) Colocar os ovos um a um (quebre os ovos em uma xícara e veja se estão bons. nunca misture os ovos direto na massa, um ovo podre e acabou-se o bolo e sua vontade de viver)
3) Juntar a farinha de trigo peneirada e o leite, alternadamente. Não coloque o leite todo, deixe um pouco pro final
4) Colocar o nescau até a cor ficar boa. E lembre: ao assar, o bolo escurece
5) Adicionar o fermento e o sal. Veja a textura da massa: pode ser que não precise de mais leite.
Como saber? A massa é, hm, consistente, mas não é pesada, mas também não é aguada. Só fazendo, errando e acertando para saber o ponto.

Untar e enfarinhar uma fôrma com furo no meio. Fôma de pudim é pequena, esse bolo é das antigas, eu comprei uma para bolo suíço e deu certinho. leve ao forno médio-alto e comece a espiar depois de meia hora.
Amiga minha já fez o bolo no liquidificador e deu certo. Eu nunca fiz, mas, é a tal história: tenta e me conta, tá bem?