quinta-feira, 12 de abril de 2012

ABRIL POÉTICO- CAMINHOS DO SUL: SÁBADO EM CAXAMBU

Por Esther Lucio Bittencourt

Exibição de slakeline na Praça XVI de Setembro, sábado passado em Caxambu, durante o Segundo Encontro de Consciência Ambiental, promovido pela Associação Fontes das Gerais e Pelo Renova Mata com o objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de proteção e preservação do recursos naturais Participaram mais de 90 pessoas como voluntárias para para limpeza de trilhas do Morro e Parque das Águas de Caxambu, foram plantadas 15 árvores no Morro de caxambu e 10 no Parque. Estas árvores foram adotadas por pessoas que participaram da atividade. Foto de Ricardo Melo . aqui tem mais


Grupo Lesma

O circuito Universitário Abril Poético, Caminhos do Sul, organizado pela Liga Ecológica Santa Matilde, LESMA,  de Conselheiro Lafaiete, antiga cidade mineira,percorreram as cidades de Campanha, Lavras (dias 12 e 13 de Abril), São João Del Rey e chegará a Caxambu neste sábado, dia 14 , onde a a partir das 19 horas e 30 minutos homenageará o poeta , falecido recentemente, Eustáquio Gorgone de Oliveira, dentre outras atividades.


LESMA E MOSCA, Grupo de Cultura Alternativa uniram-se para realizar a Mostra Especial de Curtas-metragens “Mosca encontra Lesma”: ecologia, cultura e história regional, na Pousada Águas de Caxambu, às 17 Horas.
Às 19:30hs – “Poesia na Praça”: atividades culturais na Praça XVI de Setembro (coreto): Recitais: Recital Lesma Poesia (Conselheiro Lafaiete); Íris Ferreira Torres (São Lourenço); Homenagem ao Poeta Caxambuense Eustáquio Gorgone de Oliveira.
Às 20hs – “Espaço Abril Poético”: intervenções culturais e artísticas no-Bar Viking. Shows:Fábio Pimentel e Fernando Amarante (Lambari)Os Fernandes (Barbacena) Tatiana Cobbett & Marcoliva (Florianópolis)


No dia 15 de abril, domingo de 2012 os grupos encerrarão as atividades em Caxambu e partirão para Campanha. A programação de Caxambu será: 09hs – “Ritmo e Poesia”: oficina de poesia e música para crianças de 7 a 14 anos, no Parque das Águas (fonte Duque de Saxe) ; 10hs – “Música no Parque”: roda de música e poesia no Parque das Águas com lançamento dos cds  “Árvore da Vida” do Grupo Lesma e “Bendita Companhia”, de Tatiana Cobbett & Marcoliva.


LESMA


Fundada no dia 15 de novembro de 1998 a Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) sempre pauta suas ações tendo como metas a Ecologia, Cultura e a História Regional. O jornal da LESMA, que circula em 35ª edição e o jornal Ecologia & Cultura, são os instrumentos de divulgação das ações, eventos e parcerias da ONG. O recital LESMA Poesia foi fundado no dia 21 de Abril de 2001 e é o braço poético da entidade. O atual presidente da LESMA é o psicólogo José Odilon Rodrigues Pereira.


A LESMA conta, ainda, com uma biblioteca particular “Arquivo Histórico Nilo Eustáquio Soares”. Com ações integradas e reconhecimento social e didádico, a ONG realiza sempre ações cooperativas de âmbito regional. Produz, anualmente, o Salão de Poesia ABRIL POÉTICO e o roteiro turístico e cultural CAMINHOS DE QUELUZ.


Como editora a LESMA já lançou os seguintes livros: Conselheiro(Lesma Poesia), De Villa Real de Queluz a Conselheiro Lafaiete(Antônio Perdigão), Lafayette Rodrigues Pereira – um ilustre queluzense, (Allex Milagre), Poemas de um homem apaixonado(Ailton José da Silva), O Amor Visto da Ponte, (Wagner Vieira, Osmir Camilo e Patrícia Fonseca) e Família Apolinário – Memória e Cidadania (Núcleo de pesquisa da família Apolinário), Árvore da Vida (Lesma Poesia).

TRILHA DA MATA EM CAMBUQUIRA- ESCADAS PROMOÇÃO



Vinheta da MOSCA

Vinheta MOSCA 6 [Mostra Audiovisual de Cambuquira] from Mostra Audiovisual de Cambuquira on Vimeo.


Na cidade de Campanha, no Sul de Minas as atividades serão a partir das 18hs – “Poesia na Praça”: atividades culturais na Praça Central com: Recital Lesma Poesia e Convidados
20hs – “Espaço Abril Poético”: intervenções artísticas na Praça Central, com recitais e shows: Fábio Pimentel e Fernando Amarante (Lambari); Íris Ferreira Torres (São Lourenço); Recital Lesma Poesia (Conselheiro Lafaiete);Os Fernandes (Barbacena); Tatiana Cobbett & Marcoliva (Florianópolis).


Dia: 16 de abril de 2012 (segunda feira): 09hs – “Ritmo e Poesia”: oficina de poesia e música para crianças na Escola Estadual Dom Othon Motta; 10hs – “Música na Praça”: roda de música e poesia na Praça Central, com lançamento dos Cds  “Árvore da Vida” do Grupo Lesma e “Bendita Companhia”, de Tatiana Cobbett & Marcoliva. 15:30hs – Mostra Especial de Curtas-metragens “Mosca encontra Lesma”: ecologia, cultura e história regional. No Cinema da Prefeitura (garagem); 19hs – “Poesia: ações e reflexões”: mesa de discussão no Auditório da Paiva de Vilhena (Sion) (Com participação da Prof. Dr. Maria Ângela de Araújo Resende (UFSJ), Grupo Lesma Poesia (Conselheiro Lafaiete) e Grupo Larvas (Lavras)
21hs – “Poesia na Varanda”: apresentações culturais nos jardins das Faculdades Integradas Paiva de Vilhena (Sion); Participações de Recital Lesma Poesia, Fábio Pimentel e Fernando Amarante, Tatiana Cobbett & Marcoliva, e alunos dessa instituição.

CONSELHEIRO LAFAEITE

A primeira notícia que se tem da história de Conselheiro Lafaiete, uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, é por volta de 1683, dada pela bandeira de Garcia Rodrigues, que fala no arraial de garimpeiros e índios chamado Campo Alegre dos Carijós.
Consta que antes essas paragens já teriam sido visitadas pelo português D. Rodrigo, em 1680/81, e mesmo, anteriormente, pelas bandeiras de Pais Leme (1674) e Lourenço Castanho (1675) que, penetrando no vasto sertão, desbravavam as terras abrindo picadas e caminhos. E na aventura achavam ouro, plantavam roças, criavam arraiais.

CAXAMBU


Dizem uns que, outrora, os negros vindos de Baependy e da vizinhança, costumavam se reunir nas referidas Águas Minerais e aí celebravam batuques memoráveis, ao som dos seus caxambus, e assim, do hábito do convite veio a tona “Vamos ao caxambu”, ficou o termo aplicado ao próprio sítio da festa.

Outra lenda que se destaque é de que as águas das fontes daqui, principalmente quando ainda um grande brejo ali dominava, produziam, borbulhando, um murmuro mais ou menos violento e de certo modo comparável ao rufar do tambor dos escravos.

Mas a explicação mais cabível é, sem duvida, a que faz derivar a designação da cidade de “Caxambu” do morro existente, Morro de Caxambu como é conhecido hoje, o qual é de forma cônica exuberante, exatamente como o instrumento africano, o Caxambu.


EUSTÁQUIO GORGONE DE OLIVEIRA


Eustáquio Gorgone de Oliveira

SOLEDADE DE MINAS

7.

Esta moça bonita espera o namorado
Todos os domingos.
Ele não vem porque mora longe
E não sabe que ela guarda fios de ouro
Para um simples casamento.
Assim evaporaram-se as semanas e meses
e ela faz novos vestidos de baile
Mas o seu calor diminui um pouco.
Ele não vem. Talvez, quem sabe,
A chuva possa trazê-lo nos relâmpagos
E sua mãe aceitar até um louco.
Haveria uma festa sem requintes
(para que o eco do foguete se ele se perde?)
E em trajes brancos ela sorriria
Com seus lábios e unhas vermelhos.


Mais Eustáquio Gorgone aqui