sexta-feira, 6 de abril de 2012

SEGUNDO ENCONTRO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DE CAXAMBU



Será amanhã, sábado , dia 7 de abril, o Segundo Encontro de Consciência Ambiental de Caxambu com início às 8 horas, na Praça Dezesseis de Setembro, promovido pelo Grupo Renova Mata e pela Associação Fontes das Gerais, com o apoio da Prefeitura Municipal. O movimento marca o surgimento de Fontes das Gerais, Associação que tem princípios fortes e definidos e este é o primeiro dos eventos que temos em organização.


Será feito plantio de árvores no Morro e no Parque de Caxambu, limpeza de trilhas e do Parque das Águas. Haverá palestras sobre cidadania e consciência ecológica , feira de produtos ecológicos e artísticos além de show ao vivo com a cantora Ju Fernandes e Marisa e Uan Tamirá.


Para as crianças serão contadas histórias e haverá brincadeiras e haverá participação dos meninos  do Slackline um esporte praticado sobre uma fita de poliéster que precisa de equilíbrio do participante, provavelmente com origens nas atividades circenses ou exercício para a vida mesmo, sempre na corda bamba.
(foto do google)
"Essa versão moderna da velha corda bamba nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, no Parque Nacional de Yosemite, a meca dos escaladores. Era início dos anos 80 quando alguns deles resolveram matar o tempo andando sobre as correntes do estacionamento. Acabaram se divertindo tanto que logo adaptaram a prática usando suas fitas de escalada."

A abertura do encontro será animada pela Escola de Samba do Santa Teresa.


OBJETIVOS


É preciso conscientizar a população sobre a importância de nossos recursos naturais e promover a cidadania e o voluntariado, por isto damos o primeiro passo, com o apoio indispensável do Grupo Renova Mata .


Convidamos não somente os cidadãos caxambuenses para participar do Encontro de Consciência Ecológica mas todos aqueles que visitam nossa cidade e sabem que é imprescindível trabalhar pelo planeta.


Na Praça 16 de Setembro haverá exposição de pintores locais, artesanatos e livros.  A APAC (Associação de Proteção dos Animais de Caxambu) participará e poderá oferecer amigos cães e gatos para quem se deseje adotar algum.
Após uma palestra sobre a importância do evento, os participantes serão divididos em grupos, de acordo com as atividades:Abraço nas Fontes; plantio  de árvores; coleta de lixo no Morro Caxambu nas Trilhas ecológicas e implantação de placas educativas.
É necessário conscientizar o cidadão de que não se deve jogar latas, sacolas plasticas e papel no ambiente.
O evento terá pontos de apoio para servir água e auxiliar os participantes, além de oferecer sanduíches para os que farão o trabalho pesado . Todos receberão material necessários para a atividade como luvas de borracha etc...
Haverá inscrições para os participantes do Segundo Encontro que será encerrado com um show de Ju Fernandes. No entanto, antes haverá sorteio de brindes oferecidos pelo comércio local com os participantes do evento.
Haverá pessoas para encher garrafas com água mineral do Parque das Águas e levá-las até os grupos de trabalho.
Breve história  
Por Diego Junqueira
O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas

Para quem é:

O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.

O Slackline possui muitos benefícios físicos e também mentais. Destacamos o equilibrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação como os maiores benefícios do Slackline.