quinta-feira, 12 de abril de 2012

EMBRATUR FALA PARA CAXAMBU COMO SE TORNAR ÚNICA NO MERCADO DE TURISMO

Por Esther Lucio Bittencourt

Marcelo Pedroso Diretor de Mercados Internacionais da EMBRATUR, em palestra ontem em Caxambu

Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais do Instituto Brasileiro de Turismo, Embratur, 41 anos, morador em Brasília, Distrito Federal, esteve ontem, dia 11 de abril, no Centro de Convenções do Hotel Glória de Caxambu, à convite do Prefeito Luiz Carlos Pinto, para expor sobre os caminhos a seguir pelo empresariado da cidade antes, durante e depois da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e de todas as festividades que haverá no Brasil, com vistas a garantir para a cidade maior exposição turística. A organização foi da Prefeitura de Caxambu Convention & Visitors Bureau .

Em entrevista ao jornal Primeira Fonte, Marcelo informou "que as eleições municipais não podem alterar o rumo dos acontecimentos “porque toda ação positiva deve ser tomada por grupos da sociedade civil e empresariado local . Qualquer acirramento da disputa política, e haverá, e à despeito de haver diferenças entre projetos políticos, a cidade deve ter em conta que em primeiro plano está o seu benefício e que a sociedade civil tem capacidade de mobilização para conduzir seu futuro da melhor maneira possível.

Mas tenho a certeza de que nenhum grupo político desejará o mal da cidade. Principalmente porque as pessoas trabalham aqui, têm negócios aqui e não desejam que a cidade vá para o buraco.

Independentemente disto, entendendo a dinâmica da política eleitoral, acho que a iniciativa privada tem papel fundamental neste processo e deve estar acima de quaisquer movimentos políticos. A sociedade civil, de uma maneira geral, tem interesse num trabalho que gere desenvolvimento econômico para a cidade e por isto acredito que nesta fala que fiz para os presentes nesta noite, acredito que possa vir a ser uma semente que frutifique, ainda que se tenha um ambiente mais acirrado por conta da disputa política."

Num momento da palestra ele falou sobre a importância de saber, fora da cidade, o que é Caxambu.
Ele mesmo informou: “ Não conhecia Caxambu, nunca tinha vindo. Já tinha ouvido falar de Caxambu como uma das principais estâncias hidrominerais de Minas Gerais. É o que tenho de lembrança. Já numa visita que o Prefeito Luiz Carlos Pinto nos fez, há dois meses atrás, em nossa conversa falamos de várias outras coisas que existem na cidade.

Ele foi nos procurar para que possamos apoiar e ajudar a desenvolver o potencial turístico da cidade e de que forma podemos aproveitar a realização da copa do mundo, no Brasil.
A Embratur se prontificou a vir à cidade e mostrar o trabalho que estamos fazendo e mostrar para a cidade e suas principais lideranças do turismo de que forma aproveitar este potencial de copa do mundo.

Nos comprometemos também a disponibilizar todas as ferramentas de divulgação que temos no Mercado Internacional, como nossa agenda de feiras e eventos no exterior, quando um stand para Caxambu já está garantido, além de nosso trabalho de relações públicas e com a imprensa no mercado internacional, enfim, buscar, sempre associado a outros destinos turísticos, na medida em que a estratégia da Embratur é focada em promover o Brasil, divulgar Caxambu no Mercado Exterior e permitir a Caxambu também aproveitar estas oportunidades.

Nas feiras, por exemplo, onde não tem custo de participação dentro de nosso stand de Brasil poderá haver um de Caxambu para que possa haver contatos com operadores de turismo e agentes de viagens dos principais mercados onde promovemos o turismo brasileiro."


Marcelo Pedroso explica que é necessário toda cidade ter algo muito especial que a caracterize. Citou os lençóis Maranhense, como exemplo os Lençóis Maranhenses que só existem numa região do mundo, o Estado do Maranhão , no Brasil . Então, Caxambu, precisa divulgar o que a torna única.

Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável.









(imagem Google)


Brasil Sensacional. Campanha para a copa do Mundo de 2014 da EMBRATUR