sexta-feira, 13 de abril de 2012

COMO CURAR COLITE BEBENDO ÁGUA EM CAXAMBU: RECEITAS DO DR. LYSANDRO GUIMARÃES

Por Esther Lucio Bittencourt


Alceo Pinheiro Fortes


Alceo Pinheiro Fortes, 86 anos, do Rio de Janeiro, casado com um casal de filhos e cinco netos, era professor do estado e trabalhava na área de recursos humanos da Petrobrás. Um dia, com uma colite crônica, ainda bem jovem, com seus 26 anos de idade, seus tios insistiram que viesse para Caxambu, estância hidromineral do sul de Minas Gerais onde, certamente, com as águas curaria sua inflamação do colo, a colite.

No Rio de Janeiro andara por vários médicos, mas nenhum deu solução para seu sofrimento. Os tios então decidiram: em Caxambu tem ótimos médicos e resolverão seu caso. Ele relutou e disse: “Olha, não acredito nisto não”.
Mas eram as férias de fevereiro, em 1953 cedeu. Disse então, “eu vou. E vim com eles para cá. Ficamos hospedados no Hotel Bragança, eu e minha mulher, tínhamos um filho só na época e essa tia marcou uma consulta com o Dr. Lysandro Guimarães.
Hotel Bragança, que fica em frente ao Parque das Águas de Caxambu (foto google)

O consultório do Dr. Lysandro era no Balneário do Parque das Águas, hoje o Parque tem o nome dele.
Fui a ele, não acreditando em nada, contei meu problema e ele me disse: "Vamos resolver isto sim". Tirei do bolso uma porção de remédios que eu tomava, andava com o bolso cheio de atroveran, cibalena, analgésicos e coloquei tudo sobre a mesa dele.
Dr. Lysandro Guimarães(foto recolhida em álbum no Picasa, da família Castro Guimarães

Ele me ouviu, ouviu, ouviu, olhou os remédios e disse que iria tentar resolver o problema: "Vou prescrever uma receita para você e começa assim: toda manhã, em jejum , eu quero que você tome 300 mililitros da água Duque de Saxe que é sulfurosa. Em Jejum. Depois, ás onze horas, repita a mesma dose.
Às 17 horas você retorne ao Parque e tome um copo de 150 mililitros da Fonte Leopoldina, que é magnesiana e também vou te receitar porque senti que você tem um temperamento nervoso, tomar uma ducha escocesa circular que havia no Balneário do Parque."

Peguei a receita, ele pegou todos os remédios, todos os que eu havia colocado sobre a mesa e jogou na lata do lixo.
Eu quase dei nele. Aqueles remédios eram a minha segurança!
Mas fui para o Hotel.

Olha, fiz o tratamento. Depois de mais de ano de dieta rigorosíssima passei a comer de tudo. Foi um tratamento de quinze dias e logo comia tudo de que gostava: feijoada, carne de porco, tudo! Esqueci a dieta e passei a vir todo ano para Caxambu.
No ano seguinte de minha cura fui procurar o dr. Lysandro para que ele comprovasse que o tempo se passara e eu estava curado. Todos os anos eu o procurava e, até hoje, uso a água sulfurosa e me tornei hóspede efetivo da cidade! Hospedo-me há mais de 50 anos no Hotel Palace, no mesmo apartamento, minha família toda vem sempre para cá.
Sempre recomendo às pessoas que precisam o mesmo tratamento que fiz. Tornei-me fã de Caxambu e quero dividir meu entusiasmo com quem conheço".


Seu Alceo doou a imagem de São José que fica na Portaria do Parque das Águas. Ele é padroeiro dos funcionários.

ALGUMAS FOTOS DO PARQUE DAS ÁGUAS DE CAXAMBU






Sobre o Parque das àguas Lysandro Guimarães, em Caxambu