sábado, 9 de julho de 2011

84, CHARING CROSS. DIÁRIO DE BORDO: OS TRENS-BALA DO JAPÃO

Por Carlos Frederico Abreu

Shinkansen (trem bala)

Quem pensa que o trem bala japonês é algo moderno não poderia estar mais enganado.

O projeto é da época do pós-guerra e a primeira linha foi inaugurada para as Olimpíadas japonesas de 1964. O sucesso foi tão grande que logo surgiriam outras linhas, aproveitando o crescimento japonês nos anos 70. Sua velocidade era de aproximadamente 220 km/h, algo incrível para aquela época.


Shinkansen chegando na estação 

Os trens atuais alcançam os 300 km/h e são tão pontuais que costuma se dizer que é possível acertar os relógios por eles (um pouco de exagero, é claro!).

Antes de existirem as linhas de trem bala, o Japão já contava com um sistema ferroviário bastante grande e que até hoje faz o trajeto onde não existem as linhas mais novas, além do transporte de carga tradicional.

Um fato diferente na construção destes trens é que se necessita de maior conhecimento de engenharia, pois estes não contornam obstáculos, portanto se faz necessário um grande número de pontes e túneis. E um arquipélago onde a maioria do terreno é montanhoso, este fato só pode atestar a famosa engenhosidade dos japoneses.


interior do trem-bala: espaçoso e confortável

O desenvolvimento dos trens bala atualmente se encontra paralisado por diversos motivos, principalmente devido a crise financeira e questões ambientais (trens mais rápidos seriam também mais barulhentos). Experimentalmente existem trens circulando em pequenos circuitos, como o Fastech, que alcança 400 km/h.

Os trens das mais de 8 linhas são bastante estáveis e silenciosos. Tanto que não é difícil pegar no sono em viagens mais longas… aliás, os japoneses são mesmo campeões em dormir em qualquer lugar!



Desculpe, amigo, mas não resisti e flagrei o seu cochilo...