terça-feira, 19 de julho de 2011

QUITANDA DA VIDA XXXVI

Telinha Cavalcanti

Você já ouviu falar no termo "comfort food"? É aquela comida que é especial para você, é aquele colinho em forma de bolo, canja, arroz-doce. A sua comfort food não precisa ser a mais cara, a mais gourmet, a mais especial. É aquela que aquece corpo e alma, e desentristece na hora mais necessária.

Outro dia, um frio danado aqui no Rio de Janeiro, senti falta da minha mãe. Senti falta do seu carinho, do seu cafuné, do seu colo, do seu jeito de me olhar. E não importa que eu a tenha visto há menos de um mês: doeu a sua falta. Então eu fui pro fogão e, na falta de um papeiro, usei uma panelinha mesmo e fiz um prato de papa de maizena com nescau, do jeitinho que ela fazia quando eu era criança, e comi de colherinha, fazendo render.

Esta é uma das minhas comfort foods. Qual é a sua?

Papa de maizena com nescau

1 xícara de leite
1 colher de sopa maizena diluída em um pouco de leite
3 colheres de açúcar
2 colheres de nescau
1 pitada de sal

Mexa bem a maizena em um pouco de leite, para diluir direitinho. Em uma panelinha - ou um papeiro, se você for pernambucana - misture o leite, a maizena diluída, o nescau, o açúcar e a pitada de sal.

Claro que tudo pode variar para mais ou para menos, dependendo do seu gosto - mas lembre de duas verdades incontestáveis:
1) use sempre uma colher de sopa de maizena para cada xícara de leite
2) o nescau fica mais escuro quando a papa fica pronta.

Leve ao fogo médio, mexendo sempre para não empelotar. Quando engrossar e aparecer o fundo da panela, coloque num prato fundo, espere esfriar e coma pelas beiradas.

Se não quiser esperar, criatura agoniada, pode colocar no freezer por alguns minutos - esfria na beira, o meio fica morninho :)