sábado, 22 de outubro de 2011

FREDZILA - NARA, PARTE 1

Carlos Frederico Abreu

A cidade de Nara  foi capital do Japão no século 7, sendo que somente outras duas cidades (Quioto e Osaka) tiveram esta mesma honra.

Devido a este passado, inúmeros santuários xintoístas e templos budistas são encontrados em Nara. O budismo fortaleceu-se no Japão neste período chamado Nara-jidai, quando o poder dos monges era tanto que influenciava na politica da corte imperial.


A casa do grande Buda Vairocana (ou Daibutsu), o grande templo do leste é um complexo arquitetônico budista. O budismo chegou no Japão no século 7, trazido por monges coreanos e que foram responsáveis por introduzí-lo junto à corte japonesa. Neste período também foram inventados os silabários hiragana e katakana.

A adoção do budismo pelos círculos mais elevados do império favoreceu seu crescimento; em 685, o então imperador Temmu ordenou que cada família tivesse um altar budista. Seu descendente, príncipe Shotuku, foi além, decretando que cada província construísse um templo.



O Japão, na época, era assolado por doenças, pragas e fome e o desejo de se agradar aos deuses foi fundamental para que o grande templo, o maior do país então, fosse construído. Completado em 751, era uma das maravilhas do mundo (ainda é). É a maior 'casa' de madeira do mundo.



O complexo original contava com dois pagodes de 100 metros, em seu tempo apenas menores que as pirâmides do Egito. Ambas foram destruídas por terremotos.


A imagem principal teve que ser refeita diversas vezes por diversos motivos, de incêndios a terremotos.



As mãos atuais foram refeitas no período Momoyama (1568 a 1615) e a cabeça refeita no período Edo (1615-1867).


De forma irônica, a construção de templos pelo país também fortaleceu um poder que rivalizaria com o do trono japonês, por este motivo, a corte imperial deixou Nara e mudou-se para a distante Quioto, por onde permaneceria por mil anos até a restauração Meiji.








Nara teve então seu esplendor apagado pela nova capital.
O templo Todaiji é sede da escola Kegon de Budismo e patrimônio da humanidade pela Unesco.

Ao longo do tempo, outros monumentos se somaram ao templo, como o grande portão (Nandaimon), erguido em 1194.



No portão, as figuras dançantes de Nio, tem 28 pés de altura, são guardiões da entrada do templo. Os jardins se juntaram ao complexo no século 16.



Uma das colunas de sustentação do grande hall possui um buraco junto a base, que diz-se, ser do tamanho de uma das narinas do Buda Daibutsu. A lenda diz que aquele que passar pelo buraco será abençoado na sua próxima vida.Ví várias pessoas presas ao tentar passar e precisando serem puxados para 'desentalar'.

É fácil encontrar este local, pelo som das risadas dos expectadores quebrando o silêncio reverencial .

A construção do templo custou tão caro para a economia da época que afundou o reino nos anos seguintes. Para se ter uma idéia, todo o bronze disponível naquele tempo foi usado para confecção da estátua.




O Buda Vairocana (ou Daibutsu) e suas medidas

Altura : 14.98 metros
Face : 5.33 metros
Olhos : 1.02 metros
Nariz : 0.5 metros
Orelhas : 2.54 metros,
Peso: 500 toneladas.


Binzuru - O discípulo expulso



Do lado de fora do templo está a estátua de madeira de Binzuru, um dos 16 discípulos de Buda.
Conta a lenda que Binzuru não era propriamente 'obediante' ao seu mestre e por castigo a estátua permanece do lado de fora do templo. Binzuru acabou se tornando popular entre aqueles que vinham de todo o país prestar homenagens a Buda e acabou incorporando a fama de que, se esfregando uma parte da estátua, correpondente ao local onde sofremos algum tipo de mal, Binzuru concede a cura.