sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A MÚSICA QUE SAI DO CORPO

Por Lilian Zaremba







Naquele verão de 91 no ambiente londrino do Albert Hall, a expectativa se instalara: todos aguardavam a apresentação daquela composição de Steve Reich. Os dois homens solistas entram no palco vestindo calça e blusas pretas, se alinham lado a lado na boca do palco. A música vai começar...mas onde estão os instrumentos?
Surpresa: os instrumentos são quatro mãos.
Steve Reich quis compor música que não precisasse de nada além do corpo, e o resultado “Clapping Music” escrita em 1972 mantém o primeiro solista repetindo o mesmo padrão sonoro enquanto o segundo aos poucos introduz variações.
Se esta proposta de Steve Reich apresentada no ambiente da música de concerto dos anos 70 causou certo espanto, e meso alguma indignação, em pleno terceiro milênio já não nos surpreende. Na verdade, retirar sons do próprio corpo é algo ancestral, inerente à condição humana... ok não precisamos exagerar, mas é sempre bom lembrar que humanos também uivam, gritam, bocejam, para além de toda redução civilizatória, também emitem gritos primais.

Os Barbapapas

Sofisticando este fato, elevado ao patamar das artes, os integrantes do grupo Barbatuques realizam belo trabalho de percussão corporal. Fernando Barba criou e dirige este trabalho que define como : "...os barbapapas eram serem que mudavam de forma e se transformavam em tudo, inclusive em instrumentos musicais”.
Seguindo esta idéia, Fernando e seu grupo criaram uma verdadeira bateria humana aonde os sons podem começar em uníssono, depois seguir como naipes de uma orquestra, abrindo espaço para solos aonde vários sons extraídos dos corpos são expostos e combinados ao grupo sonoro.

É natural que todo trabalho sonoro relacionado a nosso próprio corpo acabe nos remetendo a um passado ancestral. Contatos imediatos com o vento, frio ou quente, paisagens ainda presentes em meio ao caos urbano, ecoam como sentidos compartilhados, seja no frenesi de um festival pop, ou na amplitude com que artistas como Walter Smetak, Naná Vasconcelos, Uákti ou Marlui Miranda mergulham nessa capacidade física do som de nossos corpos.



Saudação tatu-jaboti: A vela prepara o vôo.   


Música no vídeo cantada por Marlui Miranda, retirada do CD: "Ihu Todos os Sons" - 1995 - Gravadora Pau Brasil. Gravação do vídeo: Mauricio Felippe.


Clapping Music (1972) by Steve Reich


Barbatuques DVD Corpo do Som ao Vivo - Show