terça-feira, 11 de outubro de 2011

QUITANDA DA VIDA XLVII

Telinha Cavalcanti

Ontem eu me encontrei com minha amiga Gilvania, da coluna Rio, Você Foi Feito Prá Mim, e seu marido Expedito, meu afilhado de casamento.
Depois de muito bate-papo, ela comentou que havia experimentado uma tapioca feita num quiosque de shopping center - e que não havia gostado, pois não sabiam preparar direito, colocaram o recheio antes da hora.
Foi a deixa para a coluna de hoje: como preparar a verdadeira tapioca pernambucana.

Tapioca

Ingredientes

goma de tapioca pronta para o preparo (ou polvilho doce)
sal
manteiga

Modo de Preparo:



No dia anterior, coloque a goma (ou polvilho doce) em uma tigela grande com água filtrada - deixe cobrindo pelo menos 3 cm acima da massa. Dissolva bem a goma e coloque na geladeira para pernoitar. No dia seguinte, escorra a água que sobrar e, com um pano de algodão limpo, seque bem a goma. Delicadamente, esfarele bem a goma e peneire numa peneira de trama fina. Acrescente o sal.

Coloque uma pequena quantidade da goma na frigideira anti-aderente, em fogo médio - imagine uma panqueca pequena. Deixe cozinhar lentamente, até que as bordas fiquem crocante e o centro firme, soltando da frigideira. Passe manteiga se o recheio for salgado; se for doce, não precisa.


Recheios:

Queijo de coalho
Coco ralado
Charque desfiada ou carne de sol
Doce de leite

Como a base da tapioca é neutra, você pode utilizar praticamente qualquer recheio, mas o tradicional é a tapioca com manteiga, queijo de coalho e coco ralado (fresco).


Como se você recheasse um crepe, coloque o recheio numa das metades da tapioca e então pode fechar. Deixe esquentando mais um pouco e sirva.

fonte da imagem: blog Nordestinos na Cozinha