quinta-feira, 20 de outubro de 2011

RIO, VOCÊ FOI FEITO PRÁ MIM - BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR

Gilvania Ferreira

Outubro é aquele mês que não falta aniversariante ilustre no Rio. Além do (agora oitentão) monumento do Cristo Redentor, também recebe o “parabéns pra você”: o Pão de Açúcar. Na próxima quinta-feira, dia 27, essa verdadeira obra de arte da natureza que impacta nossa vista e toma conta da paisagem do Rio completa 99 anos. Tá certo que o que a gente repara mesmo é o conjunto formado entre o Morro da Urca e o Morro do Pão de Açúcar (e não exatamente os teleféricos que os ligam), mas vai dizer que você consegue dissociar uns dos outros?

Eu não.



Qual dos dois é o mais famoso? Amigos, eu realmente não sei e confesso a vocês que nunca tive o trabalho de tentar adivinhar ou gastar meus parcos conhecimentos estatísticos em alguma análise sem emoção para tentar responder essa pergunta. Se o Cristo é uma das novas maravilhas do mundo moderno, o formato do Pão de Açúcar ilustra logomarcas de quase todos os eventos que acontecem ou acontecerão na cidade, como os Jogos Pan Americanos de 2007 e as Olimpíadas de 2016.

 Jogos Panamericanos de 2007

Olimpíadas de 2016

Eu confesso que o Pão de Açúcar exerce um certo fascínio sobre mim. Com aquela beleza toda, difícil mesmo seria ignorá-lo, não é? Já fui lá em cima nos mais diversos horários e sempre me encanta ver o Rio lá do alto. O pôr do sol sempre me deixa sem falas, ver as luzes da cidade acendendo logo em seguida é outro espetáculo e fico me perguntando o quanto não deve ser lindo passar o réveillon por lá (sim, é possível, leia aqui: www.bondinho.com.br).

Lembro da primeira vez que subi.

Não vou mentir: deu medo! 

E não diga que é irracional o que senti. Vai dizer que você acha super natural e tranquilo ficar dependurado dentro de uma caixa que se arrasta por alguns cabos a mais de 300 metros de altura?
Hoje, eu até caçoo de quem tem reação semelhante à minha em 1999, mas no dia eu tava tão apavorada achando que o teleférico ia despencar que cheguei a tropeçar naquela manobra de sair do bondinho e pisar em “terra firme” de novo e meu pé sofreu com uma leve torção. 



E o bom do Pão de Açúcar é que você pode curti-lo de ângulos diferentes. Não só lá de cima. Pode ser passeando pelas ruas da Urca, encravada aos pés do ponto de turístico de um lado ou do outro, enquanto faz uma caminhada na Pista Claudio Coutinho. 

Pode ser também pelo Aterro do Flamengo e até em um intervalo de suas compras no Botafogo Praia Shopping (o Spoletto tem um terraço com bela vista pro Pão de Açúcar, a Livraria Saraiva abriu um espaço na sua parede para “enquadra-lo” e no espaço externo da praça de alimentação também).
 
Só tenha cuidado se você estiver dirigindo!

E, a propósito, a subida custa mais de R$ 50 para fazer o passeio. Mas que vale a pena, vale.