sábado, 24 de dezembro de 2011

FREDZILA - MEERI KURISUMASU

Carlos Frederico Abreu

Vocês sabem qual a maior preocupação do japonês com a proximidade do Natal, principalmente as moças solteiras?

Quem pensou em montar a velha árvore ou comprar os presentes para aquele tio chato, passou longe.

Quem disse "arranjar um namorado" ganhou uma rabanada!


Com uma população cristã mal chegando a 1%, o Japão não comemora o Natal como nós o fazemos e, de alguns anos para cá, ele passou a ser uma data para os jovens casais de namorados se presentearem com chocolate e, por que não, exibirem suas cara-metades para familiares e amigos. Uma espécie de Dia dos Namorados de inverno, com direito a puri-kura (foto editada com coraçõezinhos, muito kawai!!), passeios de mãos dadas e (para quem pode gastar um pouco mais) uma ceia caprichada em algum hotel de luxo.


Dias 24 e 25 se trabalha normalmente, apesar do dia 23 ser feriado nacional (aniversário do Imperador).

A partir dos anos 80 começou se ver, nas grandes cidades, um pouco do conhecido "espírito natalino" ocidental nas decorações de rua - principalmente nas lojas de departamento (depaato), responsáveis por promoverem a data, incentivando a compra de presentes.

E tome rena estilizada, Papai Noel (Santakuroosu - adaptação para o japonês do nome Santa Claus) e o tradicional pinheiro ornamentado.

O Natal chegou ao Japão trazido pelos soldados americanos que ocuparam o pais após sua rendição na II Guerra Mundial e foi primeiro adaptado para as crianças: era apenas uma festa infantil com doces, sem o aspecto religioso.

É engraçado pensar como a ideia de um Menino-Deus nascendo em uma manjedoura deve parecer bastante bizarra para os japoneses (xintoistas e/ou budistas em sua maioria), uma vez que o berço (Bebii-beddo ou cama do bebê) é também uma 'invenção' ocidental.

Na ceia japonesa, encontramos, ao invés de rabanada, bolo (keeki) ou pão-de-ló. E, no lugar do peru, karaage (frango frito temperado).

Para aqueles que escolhem o dia como uma data especial, em comum com todos os Natais ao redor do mundo está o espírito de celebração, de passar a noite cercado por aqueles de quem você gosta.

Kurisumasu omedetou gozaimasu! (Feliz Natal!)