domingo, 25 de dezembro de 2011

SENHORA DO TEMPO : TRADIÇÕES NATALINAS NO NORDESTE: PASTORIL

Telinha Cavalcanti

Antes do Papai Noel, da árvore de Natal e das falsas neves neste calor tropical, a maior tradição natalina do Nordeste era o Pastoril.

Nesta bricadeira herdada dos europeus, dois cordões de pastoras cantam e louvam o nascimento de Jesus, comandadas pelo seu mestre-de-cerimônia, o Velho. São as pastoras dos cordões Azul e Encarnado que iniciam o ciclo natalino - e são elas que o encerram, com a queima da lapinha, tradição onde as palhas da manjedoura são queimadas no dia 6 de janeiro.

O Pastoril tem duas tradições: o Pastoril Sagrado e o Profano. No Pastoril Sagrado as pastoras anunciam o nascimento do Deus Menino - e no Profano, as alegrias da carne, com músicas de duplo sentido, brincadeiras do Velho e o leilão das flores que enfeitam os cabelos das pastoras e até de seus beijos...


Personagens do Pastoril

Mestra do Cordão Azul
Contramestra do Cordão Encarnado
Pastoras
Cigana
Borboleta
Diana - a única pastora sem Cordão, com metade da roupa azul, a outra metade vermelha
Velho - o mestre de cerimônias



A festa se inicia pedindo a permissão de São José:

Meu São José, dai-me licença
Para o pastoril cantar
Meu São José, dai-me licença
Para o Pastoril brincar
Viemos para adorar
Jesus nasceu para nos salvar

As pastoras se apresentam:

Boa noite, meus senhores todos,
Boa noite, senhoras também
Somos pastoras, pastorinhas belas
E alegremente vamos a Belém

A música de apresentação das pastoras e seus cordões pode mudar de acordo com a localidade...





As pastoras enaltecem seus cordões

"Azul é cor do céu, Azul é cor do mar
Azul é a rainha que nós vamos coroar!"


"É do meu gosto, é da minha opinião
de amar o Encarnado com amor do coração"

A Diana se apresenta

Sou a Diana, não tenho partido
O meu partido são os dois cordões
Com nossas danças, nossas cantorias
Alegraremos vossos corações

Todas as pastoras saúdam a Borboleta

Borboleta pequenina que vem para nos saudar
Venha ver cantar o hino que hoje é noite de Natal


Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira 

ando no meio das flores procurando quem me queira

Borboleta pequenina saia fora do rosal
Venha ver quanta alegria que hoje é noite de Natal
Borboleta pequenina venha para o meu cordão
Venha ver cantar o hino que hoje é noite de Natal


Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira 

ando no meio das flores procurando quem me queira

Borboleta pequenina saia fora do rosal 

venha ver quanta alegria que hoje é noite de Natal

O Velho começa com suas brincadeiras



Vinde, vinde, moços e velhos
Vinde todos admirar
Vinde, vinde, moços e velhos
Vinde todos apreciar
Como isso é bom, como isso é belo
Como isso é bom, é bom demais
Olhai, olhai, admirai, como isso é bom, é bom demais!
Olhai, olhai, admirai, como isso é bom, é bom demais!


Versão original, com o Velho Faceta, mestre pernambucano do profano Pastoril do Velho Faceta



Versão global, com Os Trapalhões



No dia 6 de janeiro, encerrando o ciclo natalino com o Dia de Reis, as pastoras se apresentam na Queima da Lapinha