sábado, 31 de dezembro de 2011

FREDZILA - OSHOUGATSU, O ANO-NOVO JAPONÊS

Carlos Frederico Abreu


Oshougatsu

o = preposição de respeito
shou = honestidade
gatsu = mês

O Ano-novo é a maior celebração do Japão - e a mais importante, pois marca o término de um ciclo e o início de outro, podendo o feriado durar até uma semana. Tudo fecha, bancos, escolas, algumas empresas, comércio, literalmente tudo para, e ao invés de se saudar o ano que chega, o japonês costuma agradecer pelo que recebeu no ano que passou.

Como vocês podem imaginar, as tradições do reveillon japonês são bem diferentes das brasileiras. Por exemplo, é no ano-novo que os japoneses trocam presentes e cartões, não no Natal, que é tido como uma festa menos importante.

De todas as manifestações que cercam o ano-novo, vou falar um pouco sobre aquelas que acho mais interessantes.


 A Purificação

A preparação para a passagem de ano costuma se iniciar bem antes, em novembro, quando os japoneses iniciam o chamado oosouji, que basicamente é uma limpeza na casa, troca de tatamis, jogar tralhas velhas fora, faxina mesmo. A crença de que é preciso iniciar o ano novo 'limpo' vai além da residência, chegando até as empresas, onde os funcionários em mutirão são convocados para dar uma geral. As pessoas procuram se ver livres de tudo aquilo que possa ser negativo, inclusive financeiramente: é a época pra pagar dívidas, cumprir promessas pendentes, resolver tudo que possa vir a impedir a felicidade no ano seguinte e, como são tremendamente supersticiosos, manter o azar bem longe.

E, é claro, uma vez que o físico está limpo, é preciso retirar também as impurezas do espírito.

108 badaladas

Na noite do dia 31 de Dezembro, todo os templos budistas executam as 108 badaladas dos sinos. O ritual serve para lembrar, segundo o budismo, dos 108 pecados que existem e serve como saudação para o ano novo. Nestes dias a procura por templos é grande, e os japoneses buscam a purificação através da oração.











Osechi-ryouri, marmita de ano-novo

Como não se pode trabalhar nos dias três dias do oshougatsu, as pessoas preparam (ou compram) a ceia antecipadamente, belos obentos (uma espécie de marmita) especiais para a festividade, chamados juubako. Nestas refeições para três dias, não podem faltar macarrão de trigo sarraceno (soba) e uma sopa especial com mochi (bolinho de arroz) vegetais e frutos do mar chamada de ozouni.

O "brinde da virada" não é com champagne mas com otosô, um tipo de saquê doce, que segundo as tradições, traz vida longa. KAMPAI! (Saúde!)


Laranjas e bolinhos de arroz para os deuses

Em agradecimento a Toshigami, um deus xintoísta que costuma visitar as casas japonesas, as pessoas montam pequenos altares (kagamimochi) com mochis (bolinhos de arroz) decorados com folhas de pinheiro e daidai (um tipo de laranja).











Cartão-de-ano-novo e presentes

Como eu disse, ao contrário do que acontece no Brasil, é no ano novo que os japoneses trocam presentes e cartões desejando prosperidade e felicidade aos amigos e parentes. Os correios entregam mais de 4 bilhões de cartões. Estes cartões costumam trazer simbolos da sorte e bom agouro, como por exemplo, os doze animais do zodiaco oriental.

Apesar da crise, as lojas de departamento ficam entupidas e o faturamento de poucos dias costuma ser igual ou maior que um mês inteiro! Uma diferença significativa é que os japoneses tem uma grande preocupação com a aparência e valorizam imensamente uma embalagem caprichada, até mais do que o que está dentro, quando se trata de uma lembrança de pouco valor. Nesta época existem mais cursos ensinando a fazer embalages do que de culinária, e não exagero dizer que muitas vezes a embalagem custa bem mais do que o conteúdo. Em outras palavras, se a apresentação é bela, o sucesso é garantido!

o que tem dentro do presente? docinhos de açúcar

Kinga shinnen, ou, em bom português, desejo um próspero Ano Novo!