quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ÓPERA PELA MADRUGADA


Por Servio Tulio

O Zito Baptista Filho produzia o programa ÓPERA COMPLETA na Rádio MEC FM. Ele redigia e cuidava minuciosamente do texto relativo a cada ópera que seria apresentada em sua seleção. Era tudo tão bem cuidado, que este trabalho todo reunido acabou se transformando em 1987 num livro chamado A ÓPERA, um resumo dos enredos das 222 óperas mais encenadas nos teatros do mundo inteiro, traçando assim um panorama do gênero desde as origens até a contemporaneidade.

Quem costumava ver o Zito apenas como o homem culto que era, jornalista, radialista, profundo conhecedor do universo da música de concerto, ou mesmo vê-lo bem vestido carregando sua pastinha de couro recheada de discos e anotações valiosas em direção à emissora, nem imaginava a pessoa divertida, espirituosa, brincalhona e peralta que ele era.

Lembro-me que no início de cada mês, quando recebíamos nosso humilde salário, saíamos da rádio juntos para garimpar discos em lojas como a Modern Sound ou Arlequim, movidos pela idéia de encontrar novidades e mostrá-las aos ouvintes. Curiosamente, acabávamos gastando nosso salário mais com a rádio do que conosco mesmo. Como os cds importados eram muito caros, corríamos para um bar antes e tomávamos bastante... coragem.
Paga a conta das coragens, ou seja, zonzamente encorajados, nos dirigíamos irresponsáveis feito duas crianças que iriam aprontar alguma em direção à loja de discos.


Vez inesquecível foi quando encontramos a gravação da Lulu do Alban Berg finalmente editada em CD. Aquela mesma, a clássica e suculenta caixa azul da Teresa Stratas com a regência do Boulez. Como era cara! Me lembro que seguramos a caixa nas mãos e começamos a cantar -"Quanto è bella, quanto è cara " - e caíamos na gargalhada .
Seria necessário tomar muita coragem para comprar. Assim o fizemos e no fim dividimos o fardo. Pronto. Isso tudo, é claro, em meio a comentários sobre o mundo lírico, pontuados por acessos de riso.

Pois bem. Houve uma época, que a emissora também transmitia uma vez por semana uma ópera na madrugada. Era o tal “Ópera pela Madrugada”, que como diz o nome, começava às 2 da manhã e seguia até o final da peça. Começava às duas, porque imaginamos que uma ópera bem grande, teria em média quatro horas de duração, tomando Wagner como base. Isso dava tempo para que quando chegasse às 6 da manhã, a ópera já tivesse terminado, caso fosse uma dessas tamanho GG ou King size. É óbvio que apenas meia dúzia de 3 gatos pingados ouvia. Mas a verdade é que quem ouvia era assíduo e xiita. Às vezes, o Zito costumava ele mesmo debochar do título do programa incluindo reticências e um ponto de exclamação: “Ópera...Pela madrugada!”. Nós ríamos de cair.

-"E esta semana? O que teremos na madrugada?"
Nem pensamos duas vezes: LULU! Falamos juntos.
-"Mas não é muito esquisita?
- Ah, mas vai ser de madrugada, ninguém vai ouvir, só a gente e os fãs de ópera, que na madrugada tem a cabeça mais aberta para essas coisas. Não tem problema. Às 6 da manhã já acabou!
Então tá."
E desandamos a tomar coragem para programar a Lulu.

Dito e feito. Lulu já no estúdio. Estamos nós, cada um em sua casa esperando a serpente ruiva entrar em cena. Duas horas... e nada! 2 e meia... e nada! 3 horas... nem sinal de Lulu...
Zito aflito pegou o telefone e me ligou:

- “Pela Madrugada!!!”.
-"Ué...Liguei para lá. Deu pane no aparelho de cd e tiveram que trocar. Sugeri então que seguissem com a programação normal de seleção musical dos mds e paciência...Lulu fica prá outra..."

Obviamente que no meio da coisa, nós dois cochilamos com o rádio ligado, cada qual na santa paz de seu lar. Mas o inesperado aconteceu enquanto dormíamos. Atrasada, entrou Lulu triunfante e esbaforida lá pelas 4 da manhã, imagino...
Tocou o telefone lá em casa, sol quente, quase 8 da manhã inocente no relógio, o rádio ligado e o Zito rindo e gritando no telefone:
– “ÓPERA...PELA MADRUGADA!!!”....
Ao mesmo tempo, na rádio MEC rolava a cena final de Lulu gritando –“NEEEEIN! NEEEEINNNN! !” - sendo assassinada por Jack o Estripador...embaixo de pleno sol quente às 8 da manhã!

Acho que nunca rimos tanto... Se o Zito estiver lendo isso aqui agora, certamente estará dando cambalhotas nas nuvens de tanto rir e exclamando -"Pela Madrugada!!!".

Apenas uma lembrança em memória do meu divertido e genial amigo que deixou a Terra na segunda feira, 13 de dezembro de 2011.