terça-feira, 27 de dezembro de 2011

QUITANDA DA VIDA 57

Telinha Cavalcanti

Salada de fruta é um prato besta que nem devia ter receita, você deve estar pensando. A-ha! Está enganado, môbem! Saslada de fruta tem sim, seus truques.

Salada de Frutas

Laranja
Mamão
Banana
Goiaba
Uva sem caroço.
Manga
Abacaxi
Melão
Morango

e mais umas frutas que não são assim necessárias, mas, que se estiverem na época, vão bem na salada e dão um ar chique que dói :)

Kiwi
Lichia
Carambola

Descasque e corte as laranjas pelos gomos, tirando a pele. Faça isso já sobre o pirex fundo onde você vai servir, para não desperdiçar nem uma gotinha do suco.
Descasque o abacaxi, tire os olhinhos e o miolo (tem gente que não gosta) e corte em pedaços pequenos. Aproveite o suco!
Corte as goiabas, o melão, o mamão, as mangas, tudo mais ou menos do mesmo tamanho.
Corte as uvas nas metades e as bananas só no fim. Podem ser rodelinhas, podem ser metade de uma rodela.
Os morangos andam imensos e com gosto de nada, já perceberam? Corte mais ou menos no mesmo tamanho das mangas.
Os kiwis vão descascados, cortados em rodelas e então em ângulo, como fatias de pizza.
Já as lichias, as primas ricas das pitombas, é só tirar a casca, cortar a carninha na metade e jogar fora o caroço.

Dicas:
Use as frutas que você gosta. É a melhor maneira da salada ficar gostosa. Não gosta de melão? Não bote, uai. Troque por mexerica, melancia, pêssego, ameixa, o que você gostar.

Não adoce. Não misture creme de leite/leite moça. Deixe que o povo se sirva como preferir!

As carambolas, cortadas como estrelinhas, ficam lindas como enfeite. Mas é difícil achar uma carambola gostosa nas feiras ou hortifrutis. Bote só para inglês ver, mesmo. Mas, se você tiver um pé de carambola no quintal, me chame para conhecer sua casa! :D

Para ficar exótico, coloque uma colher de sopa de água de rosas (você encontra em lojas tipo Casas Pedro, no Rio de Janeiro, e Casa dos Frios, em Recife). Essa novidade de usar água de rosas na salada de fruta aprendi com uma amiga da Paula Clarice, que já apareceu aqui no Primeira Fonte, escrevendo sobre proteção animal. Talvez fique bom também com Água de Flor de Laranjeira. Experimente e me conte :)