quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

RIO, VOCÊ FOI FEITO PRÁ MIM - ATÉ LOGO

Gilvania Ferreira


casando no Cristo Redentor

Há 12 anos, tenho um verdadeiro caso de amor com o Rio de Janeiro. E quem ama, cuida. Nestes últimos meses, não tenho me dedicado a cuidar desse sentimento como ele assim o bem merece. Responsabilidades do dia a dia, que por vezes nos obrigam a diminuir as horas de prazer, fizeram-me negligenciar a coluna sobre o Rio que tão gentilmente a minha comadre e madrinha de casamento, Stella Cavalcanti, ofereceu para que eu pudesse falar sobre este amor. 

Tentei, mas nitidamente não estava dando ao Rio a atenção que ele merece e, muito menos, a quem aparecia por aqui para prestigiar o Primeira Fonte – a todos, a propósito, mil desculpas. 


cidade maravilhosa, faça sol ou faça chuva

E aí chegou aquele momento doloroso da relação, que é o de dar um tempo. Mal pude compartilhar com todos os que aqui passaram os encantos de uma cidade tão retratada na mídia como um reduto de tudo o que é mais violento, dando aquela falsa impressão de que assim que você puser os pés no Rio morrerá vítima de uma bala perdida. 

Claro que isso pode acontecer – como em qualquer outro lugar do mundo.

O Rio tem suas mazelas, é claro, eu também as vejo. Porém tem tantas coisas boas que chegam a ser injustas tantas piadas de mau gosto que fazem por conta de tão grave problema enfrentado pela cidade e por seus cidadãos.

Óbvio que tragédias acontecem diariamente, mas você bem sabe, amigo e amiga leitores, que isso não é uma questão localizada na cidade que tanto amo – só quase não é exibido nas maiores redes de TV do país. 


 com Garrincha, no Maracanã

Mas lembre-se: o Rio não tem a alcunha de Cidade Maravilhosa à toa. Sua geografia encantadora, a proximidade entre morro e mar, o verde se insinuando por entre as construções de concreto (ou seria o contrário?), a mistura de sotaques, de cores, de nacionalidades e de sorrisos tornam esta cidade especial.

Não é incomum os comentários de turistas estrangeiros que, ao contemplarem a bela vista do alto do Corcovado, afirmam ser aquele o cenário mais bonito do mundo. Exagero? Pegue sua mala e confira você mesmo.

Porque viver é isso. E, no Rio, parece melhor ainda.


 com Expedito Paz, marido, na Confeitaria Colombo