quinta-feira, 8 de março de 2012

DIÁRIO DE UMA ADOLESCENTE. 16.

Por Bianca Monteiro

Hoje, quinta-feira, 8 de março, completo 16 anos. Com a animação pra emancipação talvez, mas não com a mesma efervescência dos 15… Tanta coisa mudou desde lá.

Não sei, parece que nessa idade acabamos absorvendo por osmose ou nos contaminando mesmo com as expectativas das outras meninas ao ouvir os comentários e desejos a respeito daqueles bailes (que eu particularmente acho bem dispensáveis) e de toda aquela formalidade de valsas, de ganhar anéis e até mesmo trocar um sapato normal por salto alto (ouvi falar dessa há pouco tempo). Acho que… Isso não existe. Essa espécie de “passagem”, “transformação”. É tudo ilusório. Mesmo. Somente uma noite com vestidos bufantes onde a garota vira o centro das atenções e depois tudo volta ao normal, na maioria das vezes, ela apenas volta a ser esquecida como antes pelas pessoas que só queriam ser convidadas.Não é como um jogo onde se passa de fase, ou um emprego onde se é promovido. É só um sinal de que, como todos os outros 14 anos anteriores, o tempo está passando, e a vida continua. Nada excepcional. E não sei por que as pessoas insistem mesmo nisso de arrumar uma suposta “beleza/magia” onde não existe.

Por sorte, sempre tive essa consciência e meus desejos nunca corresponderam ao das outras garotas… Usei essa data como uma desculpa pra sumir. Agora, exatamente um ano depois, fico feliz por isso. Meus 15 solitários, porém felizes, se tornarão 16 com as melhores companhias possíveis nesta tarde, e de pessoas que eu nem imaginava na época que viria a me aproximar. Não só as pessoas a minha volta mudaram, mas eu também. Amadureci muito, e passei a ver tudo de outra forma… Deve ter sido consequência. Não da passagem do tempo, mas sim da convivência com eles!

Espero que ao menos este ano a mais me traga um pouco de responsabilidade e foco, e algumas lembranças que valham a pena lembrar nos 17.