sexta-feira, 2 de março de 2012

DIÁRIO DE UMA ADOLESCENTE. REVOLTA COM OS PADRÕES

Google Images
Por Bianca Monteiro


Menciono isso com frequência, mas acho necessário repetir por ser um assunto que me rodeia sempre... Estou sempre no meio termo, então posso descrever as duas situações:

É horrível a existência da autoestima baixa, pra quem sente e pra quem convive. Imagina só, se olhar no espelho e não gostar do que vê, olhar pras outras pessoas e se sentir inferior? Ao mesmo tempo que é desesperador ver alguém sofrendo por causa disso, se martirizando, e não saber o que fazer... Porcaria de mídia. Malditos padrões de beleza e toda essa besteira que eles querem enfiar na cabeça dos jovens sobre como eles devem se comportar, vestir, ser... Como se a aparência fosse tudo o que importa. E o pior: tem gente que acredita fielmente nessa palhaçada. Que só se pode ser feliz se considerado bonito, não apenas por um alguém que interessa, porque isso não basta, mas sim por um exército de robozinhos chamado sociedade. Que só se pode ser amada se for meiga como a mocinha da novela. Que só se pode ser bonita se tiver o corpo da dançarina do programa humorístico. Que só se pode ser interessante se for famoso... E cada vez mais as pessoas se conformam com esse molde imposto sem questionar, por isso o nível de infelicidade e insatisfação só cresce.

A pior parte? É que depois da lavagem cerebral, vêm com o papinho de "beleza interior", "aparência não importa" pra confundir ainda mais a todos. Pena que não é o que demonstram, né? Hipocrisia pura. São os primeiros a julgar aquele que é diferente, a excluir aquele que quer ser. As pessoas que realmente distoam são raras. Estas sim, dignas de importância.

Sempre ouvimos reclamações do tipo "ah, o amor verdadeiro não existe mais nos dias de hoje" e o porquê está aí. O interesse predomina. Dinheiro, status, beleza... O que é beleza, afinal? Não dá pra definir. É completamente subjetivo... Como querer tornar 7 bilhões de pontos de vista um só? Não parece absurdo? Pois é. Abrir os olhos de vez em quando é bom.

Aí está. Como resolver? Simples não é. Mas, é necessário acreditar em uma coisa: qualquer um pode ser bonito dependendo do critério e ponto de vista. Se você ainda não encontrou ninguém que goste de você, talvez não conheça pessoas o suficiente e devesse procurar outras. E se encontrou, bom, faça de tudo para não perdê-la. Sabe como é... Se na sua cabeça você parece ser alguém tão abominável assim, pra que espantar uma pessoa que discorda, não é mesmo?

Texto dedicado ao meu melhor amigo, por motivos óbvios.