sábado, 3 de março de 2012

FREDZILA - OKAYAMA - PONTE SETO

Carlos Frederico Abreu


Em Okayama, fomos de ônibus conhecer a fabulosa ponte SETO Ohashi.

É realmente uma obra grandiosa, dessas de tirar o fôlego! São 28 ilhas interligadas!

A história do projeto porém tem um início triste.

Nos anos 50, quando se ainda usavam os barcos para se fazer a travessia entre as ilhas, duas embarcações colidiram durante um forte nevoeiro e quase 200 pessoas morreram afogadas. A maior parte das vítimas do acidente foram crianças que faziam uma excursão escolar para visitar uma das ilhas de Okayama.

As fotos da tragédia estamparam os jornais, o que acabou por causar uma comoção nacional. Por mais de dez anos se pensou como a questão poderia se resolver, pois dependia de uma tecnologia ainda não disponível na época.



A obra só começou a sair do papel em 1973 e precisou de mais 10 anos até chegar ao estágio atual. O maior vão entre ilhas alcança quase um quilômetro! Apesar de não se tratar da maior ponte já construída (passa um pouco dos dez quilômetros), é impressionante pela engenhosidade e pela dificuldade vencida.


 
Descemos em uma das ilhas (Yoshima) e embarcamos numa lancha, para poder ter uma vista panorâmica.




Pessoas do mundo todo vem ao Japão apenas para vê-la. Conheci dois brasileiros de Mogi Mirim que estavam ali com este objetivo. A parte inferior da ponte serve também para o transporte ferroviário.





Dali voltamos à Okayama, para a estação e novamente de shinkansen (trem-bala) percorremos 590 km até Hokaido, três horas e pouco de viagem, baldeação, mais 40 minutos até a cidade de Atami, desta vez em um expresso.