Elb
Beethoven regendo a Nona Sinfonia(google imagens) |
Por incrível que pareça Ludwig van Beethoven também se queixava , nos idos de 1823, de baixo salário e falta de dinheiro, como qualquer trabalhador comum, menos os pedreiros, pintores de parede, eletricistas, bombeiros hidráulicos, jogadores de futebol e cantores de sucesso.
Se Beethoven tivesse nascido nos idos de hoje, 2012, a profissão de pedreiro estaria em alta e ele, certamente, ganharia muito bem. Mas era cego, apesar de termos certeza de que não perderia prumo ou esquadro.
Nesta mesma carta ele se queixava dos olhos, de sua doença, a cegueira.
A carta faz parte da coleção de pedagogia musical de Renate Wirth,(1920/2011) bisneta de Beethoven. Stefan Weymar, do Instituto Brahns informou que Beethoven não tinha caligrafia bonita e rasurava as cartas que escrevia sem preocupação de passá-las a limpo. O mesmo fazia com as partituras, obras de mestre.
Do filme Minha Amada Imortal, sobre a vida de Beethoven, um trecho da nona sinfonia.
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/DKDnEobM7VY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Emil de Cou enquanto regia a Orquestra Sinfonica Nacional dos Estados Unidos postava no twitter sobre os movimentos da Sexta Sinfonia, a Pastoral: "A música evoca os pássaros cantando, o som de um rio e de rodas que correm. Enfim as notas se aceleram e o rio corre mais rápido. Beethoven explicou que quando as notas ficam ralentadas significa que as águas estão mais profundas."
Então , hoje, além da possibilidade de ser pedreiro, jogador de futebol, Beethoven, certamente, poderia usar do twitter para escrever também pequenas missivas.
O que os puristas opinaram sobre a atitude do maestro? Ficaram fulos da vida.