sábado, 5 de fevereiro de 2011

84, CHARING CROSS. A VIDA COMO ELA É...

Por Alline Storni
Bióloga, trabalha na Università degli Studi di Milano - 
Gruppo di Ricerca sullo Sviluppo Sostenibile -  
como pesquisadora nos projetos de educação ambiental e mobilidade sustentável.

Centro de Milão. Duomo ao fundo.
Eu sei que prometi falar do Castello Sforzesco. Mas antes eu vou falar dos milaneses... afinal, você já andou pelo centro e deve ter encontrado com alguns deles.

Eu sou brasileira e carioca. Morei no Pará e no Amazonas. E amo a Bahia. Morei também uns meses nos Estados Unidos e gostei muito. E dizem que eu sou simpática e faço amizade fácil! Então pensei: vai ser moleza com os italianos!!
Engana-se quem pensa que os italianos são todos simpáticos e fanfarrões como nas novelas da Globo.  O buraco é muito mais embaixo... ou no caso dos milaneses, muito mais em cima, visto que eles estão no Norte do País.

Dia de sol na praia do Leblon,
no Rio de Janeiro
Cariocas não gostam de dias nublados e milaneses não gostam muito de intimidade. É cada um na sua. Mas o cada um na sua deles vai só até a página 2... porque eles adoram se meter na vida dos outros. Mas que ninguém se meta na deles, que fique bem claro.

De uma maneira geral são mau humorados. E o que no início eu pensava ser algo contra mim eu descobri que é o jeito de ser deles. Sempre com pressa, sempre na deles, sempre com algo mais importante para fazer do que dar bom dia a um semi-desconhecido vizinho de casa.

O tempo ajuda neste mau humor, lógico. Na maior parte do tempo o céu é cinza. É Frio. O ar é poluído. Não tem praia, nem lago... Quando chega a primavera o humor deles muda. É impressionante o bem que um céu azul, flores por todos os cantos e dias de sol podem fazer com o humor das pessoas.

Não são de jeito nenhum más pessoas e não quero vir aqui falar mal de ninguém. “Cada um com seu cada qual” é meu mandamento! Eu vim morar aqui por livre e espontanea vontade, entao arco com todos os pros e contras.

Olha o que o diabo veste!
Os milaneses são um pouco preconceituosos em relação aos italianos do sul e aos imigrantes em geral, seja de onde forem. Mas isto, nós brasileiros também somos, só que no Brasil o preconceito é do Sul com o Norte.
Milaneses são chiques, sempre. Até quando estão mal vestidos eles são chiques.

Não à toa é a capital da moda! Eles têm muito orgulho da cozinha deles (que eu admiro profundamente... risotto giallo – com açafrão; a polenta...hummm, deu fome!).

Eles falam mal da região a que pertencem mas quando um estrangeiro o faz eles não gostam! Entao cuidado com as críticas...

Aqui tem muita gente idosa. A Italia é um pais velho, por assim dizer. Os idosos tem uma expectativa de vida muito alta (culpa da dieta mediterrânea? Vai ver...) e a taxa de natalidade é uma das mais baixas da Europa. Poucos bebês e muitos velhinhos. Que adoram brigar, é impressionante...agora eu acho engraçado mas ja me irritei muito. Qualquer fila que voce entre seja lá pro que for vai ver um velhinho brigando (com você ou com qualquer outra pessoa).

Quando vierem para cá e conhecerem um milanês não pense que ele ou ela é antipatico com você porque é estrangeiro. Eles são assim mesmo. Aceite e ria da situação; é o melhor remédio.

Tem muito imigrante aqui, tanto do sul da Italia como de outros lugares do mundo. E quando eu vim eu esperava um pouco mais de tolerância, achei que eles estariam mais habituados. Ledo engano.

Aqui eu tenho muitos benefícios e vantagens (porque sou regular) que não teria no Brasil, como por exemplo assistencia pública sanitária boa, segurança, transporte público...

Mas confesso que toda vez que eu vou pro Rio de férias e vejo a malemolência, a simpatia, o bom humor do carioca mesmo com todos os problemas que o Rio tem, quando eu volto pra cá  eu me pergunto: “mas como foi mesmo que eu vim parar em Milão?”

E isso é uma longa história. Que vocês saberão, lógico!

Eu sou feliz aqui mas eu seria feliz em qualquer lugar do mundo. Pelo menos esse é o sonho que eu persigo e acredito... como cantavam os Titãs: “é preciso saber viver!”

Here, there and eveywhere!!!