quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

"É A EMOÇÃO QUE FAZ A TUA VIDA"

Por Ana Laura Diniz


A afirmação do título é do ex-preparador físico de Ayrton Senna, Nuno Cobra, autor do livro A Semente da Vitória (editora Senac). Numa conversa para o Primeira Fonte, ele expõe seu conceito de saúde e revela como cada um pode superar os seus limites na vida.

Quanto ao livro, creia: ler é mais que necessário (tem dicas para mais de uma existência).


Primeira Fonte - Como o senhor explica o fato de o poder estar na mente e não no corpo?

Nuno Cobra - O corpo nada mais é que uma ferramenta para desenvolver o potencial humano. Eu, por exemplo, não preparo um corpo, mas uma pessoa por meio dele, ou seja, por meio do corpo físico é que se desenvolve o corpo emocional, mental e espiritual. Vencer o próprio corpo é uma batalha, mas tornando-se vitorioso sobre ele, torna-se também vitorioso na vida porque este é um encontro consigo mesmo. Quando você se supera, você vence qualquer pessoa.

Pêéfe - O que fazer para que este encontro ocorra plenamente?

NCO ideal é que se ouça somente o seu deserto interior no momento da atividade física. Evite música, televisão ou um trabalho enquanto se exercita para que a entrega seja completa. Todo corpo tem um limite, uma freqüência cardíaca de repouso e consumo máximo de oxigênio. No entanto, quando se consegue estender estes limites sem ultrapassá-los, na vida você também consegue fazer a mesma coisa. Isto acontece porque a relação com o corpo é muito grande, é uma relação concreta com algo que você toca, vê e sente. Modificando o seu organismo você amplia seu limites físicos e emocionais.

Cérebro e músculo não podem ser separados. Com a própria proposta de fazer este trabalho com o corpo, já está se ampliando os limites. Você tem que acordar cedo, colocar a roupa e calçar o tênis. Ao fazer isso, você está tornando um hábito algo que era impossível de se fazer antes. De tantas vezes fazer isto com o seu corpo, você acaba fazendo o mesmo na sua vida. A minha proposta para você melhorar na vida é explorar o corpo. Ninguém consegue vencer os limites da vida se não vencer os próprios limites; resultando numa sensação de poder e de força.

Pêéfe Mas como melhorar o espírito fazendo exercícios?

NC - É a emoção que faz a tua vida. E o indivíduo que não tem o corpo emocional desenvolvido é aquele que precisa parar de fumar, dormir mais ou fazer uma dieta e não consegue fazer. Não larga o torresmo, a picanha e o chocolate.

Toda busca de um desenvolvimento físico, quando se procura saúde e não malhação estúpida, se transforma automaticamente numa arma magnífica na mão de um educador. Isso porque no objetivo de se transformar esse corpo físico, se impondo a um trabalho correto e persistente, o indivíduo aciona seu corpo emocional para realizar não o que ele quer ou gostaria, mas aquilo que é necessário fazer. Por exemplo, se essa pessoa recebe a orientação para realizar um trabalho cardiovascular para caminhar 25 minutos, você poderá ficar alegre quando o professor lhe pede, mas no dia seguinte, logo depois que acorda, estará pensando: puxa tenho que caminhar? Queria fazer tudo menos isso. Mas realiza o método. Existe um grande esforço nesse objetivo de se transformar, e isso vai moldando suas emoções. Mas não é apenas isso. Tão logo você inicia a caminhada, seu estupendo organismo estará promovendo o envio à circulação sanguínea de estimulantes poderosos que lhe dará muito apetite de realizar esse movimento. Quando chegar aos vinte e cinco minutos, estará adorando realizar esse movimento. Terá então, de submeter sua vontade de encerrar o trabalho. Em síntese, você terá de fazer quando não quer fazer e parar de fazer quando o que você mais quer é fazer. Terá através do envolvimento com o método de transformar sua vida um efeito formidável em fortificar suas emoções.

Pêéfe - E de que forma deve-se fazer a caminhada?

NC - Primeiro caminha-se mais lentamente e depois acelera. Quando sentir desconforto em relação à velocidade, é necessário fazer uma mistura entre a caminhada e a corrida, como se tivesse correndo em slow motion. Só depois vem o último estágio que é correr de fato.

Nuno Cobra e Ayrton Senna: mais que um
preparador, um amigo
Pêéfe - O senhor foi preparador físico de personalidades famosas como o inesquecível Ayrton Senna, e também do piloto Rubens Barrichello, do médico Drauzio Varella, da cantora Fafá de Belém e do empresário Abílio Diniz. Houve algo em comum no trabalho desenvolvido com estas pessoas?

NC - Sim. Ficou muito claro em todos eles que a maior diferença de quem alcança o objetivo - daquele que não consegue - está intimamente ligado ao potencial da crença. Aquele que acredita, que consegue ser convencido que tudo está simplesmente no fazer, segue em frente. Aliás, essas cinco letras mágicas resolvem tudo: FAZER. O sábio não é o que sabe, mas aquele que faz o que sabe. Eles foram, de certa forma, sábias pessoas que acreditaram em meu método, mas que, acima de tudo, acreditaram neles mesmos, e fizeram. Essa foi toda a diferença.