terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

QUITANDA DA VIDA XIV

Por Telinha Cavalcanti

Hoje me deu um certo medo ao começar a escrever a coluna. Porque, né? eu não sei cozinhar. E como ser que sapeia na cozinha (eita, entreguei a idade), minhas receitas tão chegando no fim. E aí lembrei duma coisa que eu adoro e passei anos sem comer porque simplesmente saiu de moda.

E quando as coisas saem de moda a gente não acha, ninguém faz, a gente não come e a gente esquece. Até que, numa reunião de família no fim do ano, a gente reencontra aquele prato delicioso e tem que se controlar para manter a boa educação recebida e não fugir com a travessa ao som de Love Story.

SALPICÃO

Essa é a receita da mãe da namorada do filho da prima do meu marido. E foi essa receita que me fez honrar a criação que Dona Helena me deu :)

Frango defumado desfiado
Maçã verde
Creme de leite
Maionese
Ervilha
Azeitona
Batata palha
Uva passa branca e preta
Milho verde

Em uma tigela, desfie o frango defumado. É preciso retirar a pele dele antes, então siga as instruções da embalagem. Reserve.

Misture a maionese e o creme de leite. A proporção varia de acordo com seu gosto: é para tirar o sabor forte da maionese, pois o frango defumado vai brigar com ele, mas também não é para ficar líquido demais.
Corte a maçã em cubinhos e misture na maionese, assim ela não vai escurecer. Junte o frango desfiado, a ervilha, o milho, as passas. Só um pouquinho de azeitona, e picadinha. Cubra com uma leve camada de batata palha. Fuja com a travessa ao som de Love Story.