sábado, 19 de fevereiro de 2011

84, CHARING CROSS. O VERÃO MILANÊS…

Por Alline Storni

No verão europeu de 2008, a top inglesa
Kate Moss circulou com shortinho e regata.

Foto de Kleber Pinto, Do Ego. 
Talvez por eu ser carioca e ser acostumada ao verão no Rio de Janeiro eu ache tão estranho o verão aqui em Milão…

Fico feliz com a chegada do verão, lógico. Embora eu não goste de calor. Eu sofria no Rio, sofria na Amazônia e sofro aqui. Sim, aqui fica muiiiiiiito quente no verão. Quando minha mãe veio de férias, em julho de 2008, nós pegamos 41 graus em Florença!

A diferença maior é que o povo aqui não gosta tanto de ar condicionado como nós, cariocas. Então não tem ar condicionado em todos os lugares, ou quando tem, não é tão frio... O povo aqui não bebe bebida estupidamente gelada no verão porque eles têm medo de uma congestão. E eu, num calor miserável, só penso numa coca-cola com todo o gelo do mundo para me refrescar... nem passa pela minha cabeça congestão nenhuma!

No verão fica todo mundo feliz e bronzeado. MUITO bronzeado... eles não temem o câncer de pele. Tudo bem que aqui só tem sol e calor somente por dois/três meses ao ano, mas na minha modesta opinião não há necessidade de torrar no sol a ponto de ter a pele cor laranja-tijolo-fiquei-tempo-demais-exposto-ao-sol! Eles acham o MÁXIMO estar assim bronzeados e acham super esquisito eu passar bloqueador solar!

Em agosto tudo fecha. Tudo mesmo, não é exagero. Farmácias, padarias, hotéis... todo mundo vai embora de Milão. A cidade se transforma numa cidade fantasma! É impressionante.

No verão milanês tem luz do sol até às 9 da noite. Isso eu gosto muito... os milaneses ficam de bom humor e tem mil coisas para fazer na cidade. A programação cultural (antes de agosto chegar, lógico) é bem diversificada e com muitas coisas para fazer ao ar livre.

O período mais adequado para fazer uma visita a Milão, na minha opinião, é em junho. Porque já tá quente, mas não o calor insuportável de julho e agosto.

Dia 21 de junho começa oficialmente o verão. E é o dia do meu aniversário, que eu sempre comemorei no Brasil como o início do inverno... Prefiro comemorar com o início do verão J.

Então, se você vier a Milão em junho, não esqueça do meu presente de aniversário... qualquer pote de doce de leite tá bom, tá?