quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PINDORAMA 10° 0' 0" S / 55° 0' 0" W. CONGONHAS DO CAMPO, A CIDADE DO BARROCO MINEIRO

Por Ana Laura Diniz e Esther Lucio Bittencourt

Myriam: sumidade em barroco no país
Profunda conhecedora do barroco brasileiro, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, mestre e doutora em arqueologia e história da arte pela Universidade Católica de Lovaina na Bélgica, pós-doutora pela Universidade de Londres e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro-IPHAN, foi ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos do Arraial das Congonhas do Campo (MG), com alunos, para uma aula expositiva em frente às obras (ainda restantes) de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Tivemos a sorte de percorrer as imagens ao lado da Myriam, que posteriormente, durante um café com pão de queijo, no Hotel Colonial, concedeu uma rápida entrevista para o Primeira Fonte.

Contou-nos ela que Aleijadinho esculpiu todas as 64 imagens dos Passos de Congonhas em três anos e meio, mas só posteriormente é que as esculturas receberam o acabamento da pintura e dos olhos de vidro. “Do ponto de vista arquitetônico, a Capela da Ceia supera todas as outras em qualidade de execução e acabamento”, disse.

Segundo Myriam, a identificação dos apóstolos apresentam alguma dificuldade. “Apenas Judas, Pedro, Tiago Maior e João podem ser reconhecidos com segurança”, explica.

HOJE, A PARTIR DE ONTEM




Simone Ribeiro, pintora consagrada, moradora de São Lourenço (MG), inspirou-se nas cores e nas formas barrocas para produzir o que a Myriam denominou de “barrocão”. 


Um dos seus trabalhos mais recentes, batizado como Aleijadinho Pop, reuniu quatorze pinturas inspiradas nos Passos da Via Sacra, de Aleijadinho, e sete conjuntos esculturais: Ceia, Horto, Prisão, Flagelação, Coroação, Cruz às costas e Crucificação (confira as imagens reais no ensaio fotográfico).

Ela pinta a partir de desenhos que faz de fotografias. Eles são recobertos por massa acrílica e, depois, pintados com cores vibrantes, resultando em textura, volume e maior dramaticidade às obras.

Algumas obras podem ser apreciadas na Galeria Paiva Frade, à avenida Pedro II, 613; e também em seu ateliê no Parque das Águas, à Alameda João Lage, s/ nº, em São Lourenço, Minas Gerais.


ENSAIO FOTOGRÁFICO DE ANA LAURA DINIZ


Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e Adro dos Profetas. Vista Geral
O nascer do sol em Congonhas (MG)
O Santuário visto pelo lado direito
Adro do Profeta Jeremias
Adro do Profeta Isaías
Adro do Profeta Naum
À direita, Adro do Profeta Baruch. Ao fundo, Adro do Profeta Jonas

Adro do Profeta Oséias
Detalhe da mão 
Adro do Profeta Daniel
Detalhe do Leão

Vista das Capelas e da cidade de Congonhas ao fundo
Uma das Capelas



Passos da Paixão: subida ao Calvário





Passos da Paixão: Crucificação