quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DEU NA SANFONA DE PEDRO CUNATO: É ANIVERSÁRIO DA FAL

Por Esther Lucio Bittencourt


Ahab! “O que houver de ser grandioso, em ti, deverá forçosamente ser arrancado ao céu e procurado nas profundezas das águas e esboçado no ar incorpóreo (H. Melville, Moby Dick)”.
O que a Fal gosta



É final de verão. O outono já se anuncia no céu avermelhado do nascer e pôr do sol. As manhãs parecem feitas de vapores de gelo e os finais da tarde, rispidamente, perdem sua claridade e ficam frios. Aqui em Caxambu, no sul de Minas Gerais, há um azul desproporcional no céu, como se o inverno já houvesse chegado.

E é apenas dia 16 de fevereiro, tempo de calor tropical, e o carnaval, nem chongas. Mas Fal Azevedo aniversaria, o que é motivo de orgulho e felicidade para todos nós. E pensar que aquela menina de cabelos de trigo ao vento nos daria pão para a alma, em abundância, com sua obra.

Se a vida paulista vive outra realidade, calores insanos, céus empoeirados é porque ninguém conhece o canto da Fal. Lá , onde mora com Maliú, a vida tem um correr macio, com céus de brócolis, ruas de marmelada, a verdadeira, feita de marmelo,  e esquinas de abricó.

No dia 16 de fevereiro, quando iam ao ar  novelas como Renúncia, Céu cor-de-rosa e Helena (na década de 30; pois sabem, a Fal veio antes de todo mundo) que eram grandes atrações da Rádio Nacional do RJ, nasceu Fal Azevedo entre uma e outra propaganda da Bayer que dizia assim: “Não há nada que possa derreter a neve eterna dos Andes, não há nada que possa substituir os comprimidos Bayer de aspirina”, “As pirâmides do Egito são únicas e insuperáveis, os comprimidos Bayer de aspirina são únicos e insubstituíveis” e “Como a bússola marca o caminho seguro a quem navega, os comprimidos Bayer de aspirina...”.

Da mesma forma que a aspirina, a neve dos Andes, as pirâmides e a bússola  são  imprescindíveis, Fal é quem nos livra das dores de cabeça, que refresca os calores dos verões tropicais, nos ensina os segredos da história e da arte e é a guia de nossos caminhos que se emaranham, pois aponta a saída do labirinto com seu humor e amor. Tenho a certeza de que todos nós, do Primeira Fonte, desejamos feliz aniversário para Fal, para Fábia que nos oferece drops refrescantes para os dias de desencanto e encanto.

Nosso amor é mais do que aspirina, Fal.  

Veja no link abaixo entrevista concedida pela Fal quando do Lançamento de "Minúsculos assassinatos e alguns copos de leite".