quarta-feira, 1 de junho de 2011

PINDORAMA 10° 0' 0" S / 55° 0' 0" W. CAXAMBU, O JARDIM DA NOSSA CASA

Parque das Águas, Caxambu

Foto: Google Images

Por Paula Pedercini

Caxambu tanto me encanta e fascina. Sou nascida e criada em Belo Horizonte e advogada. Residi em Caxambu entre os anos de 2002 e 2006, ocasião em que, infelizmente, tive que voltar a residir em Belo Horizonte, onde estão todos os meus familiares e, à época, as oportunidades. Confesso que fui embora desconsolada, pois, por minha vontade, não teria saído deste lugar. No final de 2009, tive em minhas mãos a possibilidade de retornar a Caxambu e, sem pensar duas vezes, com apoio da minha família, deixei para traz emprego, conquistas, família, amigos e oportunidades outras, para recomeçar aqui.

Optei pela qualidade de vida e sucumbi, definitivamente (espero), aos encantos de Caxambu. Não tenho origem aqui, quaisquer familiares, mas tenho amigos, que são também família. Preciosidades que completam a felicidade de residir aqui, de ser “caxambuense” por escolha, de alma e coração. Tesouros que me acolhem e dividem momentos de variadas nuances.

A simplicidade com que vivemos aqui, combinada com autenticidade, me encanta. Como primeiro exemplo, o Bar do Ratinho. Um boteco charmoso, na subida da Federal, que começou despretensioso e virou ponto de encontro em Caxambu. Qualquer dia da semana, mas especialmente de sexta a domingo.

Misto de padaria, quitanda, mercado e boteco. Ratinho e sua esposa “mãos de fada”, Vandinha, servem com muita graça e simpatia, uma cervejinha estupidamente gelada, que pode ser acompanhada de vários tira-gostos genuinamente “botequeiros”.
Fonte Duque de Saxe

Foto: Google Images

Qualidade de vida é isso: sair de casa às 20h, chegar às 20h05 ao Bar do Ratinho, onde já estão vários amigos e conhecidos, ficar indecisa em que mesa assentar e ficar um pouco em cada uma. Tomar cerveja gelada em boa companhia, geralmente ao som do violão e voz preciosos de Ju Fernandes, pedir logo (porque senão acaba!) uma panceta perfeita, torradinha e suculenta, com bastante limão e, para arrematar a noite, a canjiquinha premiada da Vandinha.  Tudo isso sem preocupação com assaltos e coisas do gênero, tranquilidade que ainda temos em Caxambu.

Depois de tanto regalo, o melhor é passar a semana tomando água da Fonte
 Duque de Saxe, uma das doze de água mineral existentes no Parque das Águas. Esta atua no fígado e vesícula biliar, aumentado a produção de bile e a contração da vesícula, limpa e desintoxica o aparelho digestivo, melhorando a defesa do organismo. Riqueza ao alcance de quem quiser e sem qualquer custo, pois de 6h às 7h, o Parque abre suas portas aos moradores de Caxambu, sem cobrar qualquer centavo. Basta deixar a preguiça de lado e preparar o fígado para o próximo final de semana!

Tem como não se render à qualidade de vida que temos em Caxambu, com suas diversidades e preciosidades? Este foi só um exemplo de outros tantos...