quarta-feira, 15 de junho de 2011

PINDORAMA 10° 0' 0" S / 55° 0' 0" W. RIO DE JANEIRO!

Por Carla San

O Rio de Janeiro continua e sempre será lindo! Clichê total e absoluto, mas nenhuma outra frase poderia ser mais adequada para falar da minha cidade.

E existem tantos cantinhos lindos nesta cidade. Tantas possibilidades de contato com a natureza e com as pessoas, com o prazer de viver, que foi difícil escolher um para apresentar no Primeira  Fonte, mas como neste peito bate um coração apaixonado pelo Rio real, aquele que pertence aos cariocas de nascença, de adoção, ou por uso capião da terra, escolhi o bairro de Santa Teresa. Sejam todos bem vindos!


Santa, como é chamado pelos cariocas, é um dos bairros mais antigos e tradicionais do Rio. Cheio de charme, com suas ladeiras, seus casarões históricos, seus museus, seu clima agradável, sua tranqüilidade, sua bela paisagem, seus moradores, seu do modo de vida  próprio, que é mais um dos encantos do lugar. É refúgio de intelectuais e artistas que fazem do bairro um pequeno oásis  de manifestações culturais e também políticas. É comum encontrar ateliês de artistas plásticos e artesãos abertos ao público e músicos nas ruas durante os finais de semana.

E não poderia deixar de falar do simpático símbolo de Santa Teresa:  O bondinho!


Se você já foi à Santa Teresa e não fez o trajeto de subida usando o bondinho, tenha certeza meu caro,  foi um tremendo erro, pois negar  a si mesmo um passeio tão encantador só pode ser masoquismo! O bondinho sai  da Estação Carioca de Bondes de Santa Teresa, que funciona diariamente, das 7:00h às 21h30h e fica na rua Lélio Gama, sem número (ao lado do prédio da Petrobras).  O ingresso custa atualmente R$ 0,60 e o bonde passa pelos Arcos da Lapa e percorre as principais ruas de Santa, mas vale a pena descer no Largo dos Guimarães ,  coração do bairro, para caminhar pela Rua Almirante Alexandrino, e escolher um dos ótimos restaurantes, bares e cafés encantadores concentrados no local, pois esta é outra característica marcante do bairro,  a presença de opções(cozinha brasileira, japonesa, alemã e natureba, nordestina e outras!), onde unem-se ao charme do local, a boa gastronomia e ao jeito carioca de viver sem pressa, saboreando cada instante do dia.  Os mais conhecidos são o Aprazível, a Adega do Pimenta, o Bar do Arnaudo, o Sobrenatural, o Bar do Mineiro, o Espírito Santa e o Cafecito.


Um dos meus favoritos é o Sobrenatural, que tem como especialidade a cozinha brasileira e os frutos do mar. A decoração é uma homenagem ao bondinho. O ambiente é tão aconchegante que as pessoas perdem totalmente a noção do tempo  quando estão lá.

Imagem: Marcelli Maia
Logo na entrada somos recebidos por esta nêga simpática, com seus encantadores olhos de ressaca como os de Capitu. Só por desencargo, a nêga simpática é a de vermelho, eu sou nega, mas não posso ser tão simpática porque isso sempre dá encrenca em casa..rs..

Carla San em seu momento Capitu

Santa Teresa é um bairro para ser sorvido aos poucos, apreciado em cada pequeno detalhe. Com histórias pitorescas, lendas urbanas e personagens reais que circulam pelo bairro até hoje.   
Cafecito
Foto: Autumnleaf