quarta-feira, 29 de junho de 2011

SUPERUNIVERSIDADE DE CAXAMBU: OS CAMINHOS

                           Imagem google

O deputado federal Reginaldo Lopes, juntamente com o reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) Paulo Marcio Faria, se reuniram ontem, 27, em Belo Horizonte, com o superintendente do Patrimônio da União, Rogério Veiga Aranha, para discutir a cessão do espaço onde será implantada a multiuniversidade em Caxambu.
O parlamentar foi responsável pela articulação política que resultou na criação de um consórcio inédito entre sete Instituições Federais de Ensino Superior (UFLA, UNIFAL, UFOP, UNIFEI, UFSJ, UFJF e UFV). A ideia é que a escola desocupada Venceslau Brás em Caxambu seja sede da multiuniversidade. De acordo com Lopes, a nova instituição já recebeu um investimento do Governo Federal de R$ 20 milhões para a reforma do prédio e a presidente Dilma Rousseff acaba de liberar os professores.
“Caxambu foi escolhida para sediar por se encontrar no meio do caminho de todas as outras Universidades, além disso, tem um potencial hidromineral que está completamente subaproveitado. Queremos criar uma rede de ensino superior e um centro de pesquisa com aplicabilidade no desenvolvimento da região”, explicou o deputado.
Rogério Aranha afirmou que é possível fazer um termo de cessão de espaço por 30 anos renováveis, mas que é preciso uma solicitação formal assinada pelas sete Universidades. O reitor Paulo Márcio contou que até agora quatro instituições já aprovaram a entrada no consórcio. “Acredito que em até 30 dias os demais conselhos universitários restantes tenham aprovado a participação e apresentaremos a solicitação formal”, disse o reitor.
“Para nós é uma satisfação saber que aquele imóvel grandioso terá essa utilidade importantíssima”, acrescentou Aranha.


Hoje a Escola de Música da Prefeitura funciona na Escola Venceslau Brás para onde virá o Consórcio de Universidades


este é o pátio interno da Escola Venceslau Brás