quarta-feira, 8 de junho de 2011

PINDORAMA 10° 0' 0" S / 55° 0' 0" W. SÃO PAULO É UM PAÍS

Por Juliana Salles D'Alcantara

Avenida Paulista iluminada por faróis de carros, durante apagão
Foto: Google Images
Conversar com a Ana Laura, é sempre um prazer. Ao vivo, ao telefone, por email, por msn. Faz tempo que não faço tudo isso, mas mesmo que por poucos minutos, é sempre um enorme prazer pra mim. E uma honra.

E aí, que ela vem e me convida para escrever sobre São Paulo. Sobre a MINHA São Paulo. Não tem como recusar!

São Paulo é onde eu nasci e cresci. E onde eu quero morrer. Isso se eu morrer, porque na verdade, não quero não .
Estudo fotográfico dos alunos do Centro Universitário
de Araraquara – Uniara.Trânsito de São Paulo
Foto: Google Images


Mas São Paulo inspira essa coisa de amor e ódio. Porque São Paulo é essa massa cinza, essa confusão, essa bagunça deliciosa. Acho que não existiria se não fosse isso.

É o trânsito, a falta de educação, a sujeira, a poluição, o ar seco.

Congestionamento em São Paulo
Foto: Google Images
Mas é também uma avenida Paulista iluminada, é um metrô novo e chique (as linhas novas, por supuesto), são prédios antigos sendo restaurados, é a um dos maiores (e melhores) pólos gastronômicos do mundo.

É atendimento de primeira linha, é supermercado 24 horas, é música, é poesia, é amor.

São Paulo é diversidade, é aceitação, é acolhimento, é trabalho, é competência.

São Paulo é gigantismo, São Paulo é um país, São Paulo é grana, São Paulo é poder.

Prédio do Centro Histórico 
de São Paulo
Foto: Google Images
Mas o que eu mais gosto de São Paulo, são os 'mocós'. Explico: sempre tem o melhor pão da Móoca, o melhor pastel da feira, o macarrão mágico da Liberdade, a festa da Achiropita, o sanduba do Estadão, o chorinho da Contemporânea, o jazz nos fundos de um estacionamento.

Edifício do Centro de São Paulo
Foto: Google Images
São coisas muito simples, populares, e que alguém te conta esse "segredo" mágico e você descobre essas delícias, escondidas em algum cantinho de São Paulo.

Eu sou filha de mineiro com carioca, e nasci em São Paulo. Como eu costumo dizer por aí: "Uma mistureba danada". Mas acredito que cada paulistano seja um pouco isso também. E é por isso que São Paulo é essa loucura deliciosa, que eu não troco por lugar nenhum do mundo!









Bar na Mooca que sertá inaugurado dia 13 deste mês,
servirá Despacho (frango assado em "televisão de cachorro"),
o Inferno (linguiça de pernil) e o X-macumba
(cheesebúrguer de carneiro com molho de hortelã).

(Foto: Folha de S.Paulo/Google)







"Teaser" do projeto de relançamento do filme "São Paulo, A Sinfonia da Metrópole", um clássico do cinema mudo brasileiro. O projeto prevê a gravação de uma trilha musical orquestral para o filme, para que o mesmo possa ser exibido em cinema, TV e DVD sem necessidade de música executada ao vivo.

Produzido em 1929 por Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeni, o filme "São Paulo, A Sinfonia da Metrópole" documentou a cidade num momento de transição, quando ela deixava de ser apenas um entreposto comercial (ex. café), e se tornava o maior centro industrial e financeiro do pais.

Neste "teaser", está sendo usada a abertura instrumental da canção "Correnteza" (Jobim, Bonfá), executada pela Orquestra Popular de Câmara. "