quinta-feira, 19 de julho de 2012

DIÁRIO DE UMA ADOLESCENTE. 90's x 00's.


Por Bianca Monteiro

Imagem do Google
Existe um conflito, muito dispensável aliás, entre os nascidos nos anos 90 e nos anos 2000. Diversas imagens são compartilhadas nas redes sociais com desenhos animados e características da década sempre tentando mostrar superioridade sobre a outra… Vejo esse debate direto e finalmente parei pra analisar.
Particularmente não concordo com esse “conflito”, não acho que exista esse critério de melhor/pior década, ou “eu sim fui criança de verdade”. Também ouvi isso, apesar de que os piões e bonecas das gerações passadas que não são tão vistos hoje, ainda eram na minha. 
Por mais que discorde, no fundo devo admitir que sinto que as crianças de 2000 e tantos perderam muitas coisas legais que as dos anos 90 (como eu) tiveram oportunidade de conhecer. Porque nunca conheci uma criança de hoje que lesse gibis da Mônica, enquanto o pessoal da minha idade teve esse hábito. Não vejo mais lancheiras das Meninas Superpoderosas ou pirulitos que tinham que ser mergulhados no saquinho de açúcar cristal que vinha junto e aqueles que tinham que colocar no dedo. Tinha um tubinho de leite condensado que chamava “Mocinha”, aliás. Nunca mais vi. Nem os esmaltes de 1,99 cheios de estrelinhas/glitter que eram tendência. “Pitchulinha” era meu refrigerante favorito por ter aquela garrafa tão mini que cabia certinho na minha mão. Ir trocar tampinhas na padaria pra completar as coleções do Guaraná Antárctica de Pokemóns e dos mini-cds da Coca… Além dos álbuns de figurinhas que eram o principal assunto no recreio, e que ainda existem, mas com menos força. Bater tazos que vinham no salgadinho. Aneizinhos coloridos de plástico que a gente ganhava na sacolinha surpresa de aniversário temático do coleguinha da escola… Agora as festas são todas sofisticadas. Não tem mais graça colocar o chapeuzinho. 
Apesar dos elementos nostálgicos, não acho que é válido dizer que “fui uma criança melhor” do que as de hoje. Fui feliz com meu anelzinho de plástico mas também seria com Iphone na mão.