domingo, 22 de julho de 2012

"ASSOCIAÇÃO MINAS DAS GERAES" REALIZOU OS LANÇAMENTOS DE "IMPRESSO NO BRASIL", DE ANÍBAL BRAGANÇA, E DE "SONHEI QUE A NEVE FERVIA", DE FAL AZEVEDO

Por Ana Laura Diniz

O Centro Cultural Kaleidoscópio, em Caxambu-MG, ficou pequeno para a noite de palestra, seguida de autógrafos, dos novos livros de Fal Azevedo, "Sonhei que a neve fervia" (Ed. Rocco), e de Aníbal Bragança, "Impresso no Brasil - Dois Séculos de Livros Brasileiros" (Ed. Unesp). 

Promovido pela Associação Minas das Geraes, criada em torno de um mês, 
o evento cultural foi o primeiro dos muitos a serem desenvolvidos pela instituição na cidade Sul Mineira. 

Fal é paulistana, escritora, tradutora, professora e blogueira. Também escreveu os livros "Crônicas de Quase Amor", "O Nome da Cousa" e "Minúsculos Assassinatos e Alguns Copos de Leite". Os dois primeiros, esgotados. Edita desde 2002 o Drops da Fal, que faz parte da primeira geração de blogs no Brasil.


Aníbal Bragança é português radicado no Brasil desde 1956, residente em Niterói-RJ. Foi livreiro, é professor associado da Universidade Federal Fluminense, bacharel em História pela mesma universidade, mestre e doutor em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo, atual diretor da Fundação Biblioteca Nacional, escritor, vencedor do Prêmio Jabuti do ano passado com a obra aqui lançada.


Durante quase duas horas, os autores fizeram uma palestra-debate e versaram sobre a história do livro no Brasil e de como o livro saiu dos blogs para as editoras. 


Mediada pelo novo presidente da Academia Caxambuense de Letras, Marco Antonio, o evento teve adesão total da plateia, que contou com a presença de várias autoridades. Os presentes fizeram inúmeros questionamentos e comentários sobre o tema tratado, fomentando ainda mais a discussão.


O evento contou também com uma apresentação de balé, elaborada e apresentada pelos próprios alunos do Centro Cultural Kaleidoscópio, e de uma camerata, esta comandada pelo maestro Luiz Sérgio. Os autores terminaram a noite com muita conversa e autógrafos no coquetel de lançamento. 


Desenvolvido pela Associação Minas das Geraeso evento recebeu apoio da Academia Caxambuense de Letras, Casa Oriental, Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau, Centro Cultural Kaleidoscópio, Di Ballona's Artesanatos, Galeria de Arte Pasárgada, Jornal Primeira Fonte, Livraria Avalon, Papel & Cia, Restaurante Bom Sabor e Restaurante Sputinik.


Abaixo, alguns momentos registrados da noite:

Da esquerda para direita: Aníbal, Marco e Fal