sábado, 14 de julho de 2012

LEVE-ME AO SEU LÍDER - VOCÊ GOSTA DE FICÇÃO CIENTÍFICA? (PARTE 2)

Carlos Frederico Abreu

Conhece o ditado?
Ter orelha de porco, rabo de porco e focinho de porco não faz da feijoada um suíno?

Do mesmo modo, discos voadores, monstros e armas laser, não fazem de um livro, um filme, ou o que quer que seja, necessariamente uma obra de Ficção Científica (FC).

Bom, agora que você já sabe que aquilo que você chamava indiscriminadamente de FC, na verdade não se trata necessariamente de FC, passamos à tarefa mais difícil que é defini-la (ou morrer tentando).

Acomode-se bem na poltrona e respire fundo!

A Enciclopédia de Ficção Científica apresenta mais de sessenta definições e boa parte delas são insatisfatórias, pois acabam por deixar algo de fora, ou são genéricas demais.

Primeiro começaremos demolindo algumas inverdades e depois veremos o que sobra.

FC é um gênero literário.

BUMM ! Dada a sua natureza híbrida, que engloba diversos gêneros e seus subgêneros, não é correto dizer que é um gênero, mas sim um campo literário.

FC é sobre ciência.

BUMM ! Devido aos inúmeros escritores que no início do século 20 se utilizaram de descobertas cientificas para promover a ciência, isso acabou dando origem a um movimento chamado “Hard SF” (ou como eu costumo chamar, FC Manual de geladeira). Na verdade o foco está em vermos como o "evento", ou o que seja, afetou nossa sociedade.

FC é sobre futuro.

BUMM! Outro engano bem comum, pois a tecnologia está quase sempre associada ao futuro, mas novamente, o ponto crucial é a visão do escritor sobre suas expectativas, numa dimensão especulativa onde a narrativa se posiciona entre a possibilidade e a impossibilidade.

Até mesmo escritores decanos e estudiosos do assunto apresentam opiniões no mínimo controversas.

“Ficção científica é uma especulação realística sobre eventos futuros.”
(Robert Heinlein, autor de ‘Tropas Estelares’)

“Ficção Científica é a ficção na qual a ciência é um dos personagens.”
(Pierluigi Piazzi, professor e editor)

Já Willis McNelly (professor e estudioso) disse: "O verdadeiro protagonista de uma história de ficção científica é uma ideia, e não uma pessoa".

Perceberam por que é tão difícil reduzí-la a uma explicação que sirva perfeitamente?
Esta dificuldade se dá por uma característica própria da FC - a AUTOMETAMORFOSE ONTOLÓGICA.

Apesar do palavrão, significa dizer que ela é mais ou menos como um espelho bizarro – que se torna aquilo que reflete.

A FC dos nossos dias oferece basicamente o questionamento das fronteiras, ela é um agente de passagem entre esta realidade e uma outra (diferente desta).

Nesta altura do campeonato, você deve estar pensando: “Ok, mas o que eu digo quando aquele vizinho chato me encontrar no elevador e perguntar o que é FC?”

Faça cara de entendido (mas não exagere) e responda com naturalidade:

“Ficção Científica é, nada mais nada menos, que uma narrativa ficcional, onde aspectos da nossa realidade são alterados ou suspensos”.

Fácil, não?