quinta-feira, 12 de julho de 2012

UMA EXPOSIÇÃO MACANUDA

Telinha Cavalcanti

Os fãs de Liniers, quadrinista argentino, não podem perder a exposição Macanudismo, em cartaz na Caixa Cultural Rio de Janeiro.


Mas quem é Liniers? O que quer dizer Macanudo?


Comecemos pela segunda pergunta. Macanudo é uma palavra em espanhol que já foi traduzida como "supimpa" pelo próprio autor, mas que a sua assessoria informa que significa "extraordinário, excelente, magnífico".

Liniers já é velho conhecido dos brasileiros. Antes de ser publicado no jorna Folha de São Paulo e ter seus livros traduzidos para português,  seus quadrinhos corriam a internet, ainda em espanhol, desde o tempo do Fotolog, criando uma base sólida de fãs e leitores.Sua obra poética e delicada traz a menina Enriqueta e seu gato Fellini, o fantástico Senhor que Traduz os Títulos de Filmes, a amiga imaginária (o amigo imaginário?) Olga, pingüins, duendes e tantos outros personagens. Sua obra nos traz o sonho e o otimismo, a ironia e o enamoramento, o absurdo e o mistério, o antídoto para dias difíceis; traz coisas que podem ter acontecido a Picasso, coisos amarelos e azuis e as verdadeiras aventuras do autor.
 

Liniers comemora dez anos de trabalho com a exposição Macanudismo que, depois de imenso sucesso na Argentina, veio para o Rio de Janeiro. Ela traz 650 obras entre tiras originais, quadrinhos, pinturas, ilustrações e livros, além de eventos como palestras com Laerte e Adão Iurusgarrai, oficinas com Rafael Coutinho e Fábio Zimbres e o filme "Liniers, El Trazo Simple de Las Cosas".



Mais tirinhas de Liniers aqui:  Macanudo

Mais informações sobre a exposição, que está em cartaz de 10 de julho a 9 de setembro, e seus eventos no site oficial.