sexta-feira, 13 de julho de 2012

ANIMA MUNDI - 20 ANOS

Telinha Cavalcanti

 

 O maior evento de animação da América Latina, o festival Anima Mundi, chega a sua 20ª edição e prepara uma grande festa na sua edição carioca, entre os dias 13 e 22 de julho.


Além das mostras (competitivas ou não)  exposições, oficinas inéditas, palestras com convidados internacionais e a exibição de cerca de 450 animações do mundo inteiro, a grande novidade é que o Anima Mundi agora integra a lista de festivais habilitados a indicar filmes para o Oscar de melhor curta de animação.


Como sempre, o QG do festival é no Centro Cultural Banco do Brasil, com o apoio do Centro Cultural dos Correios, Casa França-Brasil, Oi Futuro de Ipanema, Oi Futuro do Flamengo, cine Odeon BR na Cinelândia e cine Itaú Arteplex, em Botafogo.


 O festival foi criado em 1993 por um grupo de quatro animadores brasileiros: Marcos Magalhães, Aída Queiroz, César Coelho e Léa Zagury e hoje é um dos três maiores eventos do gênero no mundo. Como parte das comemorações da sua vigésima edição, a  exposição ANIMA MUNDO 20 ANOS mostra os seus melhores momentos, com fotos, troféus, veiculação de curtas e muito mais no subsolo do monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo. A exposição está aberta todos os dias, das 11h às 20h e a entrada é franca.

A edição paulista do Anima Mundi vai de 25 a 29 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil e no Memorial da América Latina.

Maiores informações no site do festival  e no seu blog.