segunda-feira, 23 de julho de 2012

É IMPÉRIO SERRANO NA AVENIDA! LÁ VEM CAXAMBU!

Por Esther Lucio Bittencourt


Quinta-feira, 19 de julho. Chega o Mestre Átila, Presidente da Império Serrano, cá em casa, com os primeiros versos do samba-enredo da escola, cujo tema em 2013 é CAXAMBU!

Participaram da emoção de ouvir os primeiros versos os amigos presentes. Entre eles, o jornalista e poeta Kleber Gutierrez, com a sua mãe, Dona Jaíra; a jornalista e professora Ana Laura Diniz, e a escritora e blogueira Fal Azevedo.  

Da esquerda para direita: Mestre Átila, Kleber, Ana Laura,
Fal e Jaíra
Na foto abaixo, Mestre Átila, Mauro Quintaes, carnavalesco, Adriana França, da Prefeitura de Caxambu, na quadra de Império Serrano, sábado passado, dia 22 de julho de 2012, no Rio de Janeiro, na feijoada de apresentação do tema de carnaval da escola.


O presidente do Império Serrano, Átila Gomes, que esteve em Caxambu para formar a liga das Associações das Escolas de Samba do Município com o objetivo de preparar  jovens para Mestre Salas, Porta Bandeiras e ritmistas está confiante com o Carnaval de 2013, cujo tema será a cidade de Caxambu, localizada no Sul de Minas Gerais. 




Todos os meses a feijoada se repetirá na quadra da Império Serrano e em Caxambu. A Escola que cresce com a nova gestão que tem no carnavalesco Mauro Quintaes como idealizador da grande coreografia que é o desfile na Sapucaí , conta ainda com Carlinhos de Jesus e Negô.

Em discurso da Quadra da Império Serrano o Mestre Átila falou sobre o enredo Caxambu: "Hoje, o enredo do Império tem investimento, patrocínio para enriquecer o nosso carnaval em plástica e magnitude de desfile. Nestas últimas semanas, fomos para Caxambu e vimos que é rica em águas minerais, onde também emprega a história da essência, da cultura do Brasil, onde se curou Princesa Isabel. A cidade também foi a pioneira do Jongo e não podemos esquecer, que hoje lá tem a Congada, Frevo, Maracatu e muitas outras diversidades. Vamos ter a cultura rica de falar da água, Dom Pedro I, Princesa Isabel e do Barão das águas. Temos o prazer de fechar a parceira entre Império Serrano e a prefeitura de Caxambu e com o Governador de Minas Gerais Antonio Anastasia. Espero que os compositores caprichem nos seus sambas, nas suas nuanças e nas suas ideias. Então, hoje anuncio que Império Serrano é Caxambu e Caxambu é Império Serrano . 

Vamos ter a cultura rica de falar da água, Dom Pedro I, Princesa Isabel e do Barão das águas. Temos o prazer de fechar a parceira entre Império Serrano e a Prefeitura de Caxambu e com o Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Espero que os compositores caprichem nos seus sambas, nas suas nuanças e nas suas ideias.

O Império Serrano será a 4ª agremiação a desfilar, no dia 9 de fevereiro, sábado de Carnaval."


"Abençoado em águas milagrosas, fiz meu Carnaval. Nascido na fonte do samba, Império Serrano canta Caxambu paraíso de riquezas naturais, dos circuitos das águas das Minas Gerais" .


Este é o tema da Escola para o carnaval de 2013 e Mauro Quintaes é o carnavalesco que desenvolverá a história que envolve a Princesa Isabel , seu marido Conde D'Eu , Barões, Comendadores e a nobreza do Império Brasileiro, além de falar das 12 fontes de água mineral de propriedades diversas, do gêiser do Parque das Águas, das guerras travadas pela posse da terra e da cura de pessoas doentes que se livravam da melancolia da morte em Caxambu. Tudo isto sob o plácido olhar da Ninfa do lago pois são as ninfas gregas que protegem as fontes.

Ainda hoje na cidade as tradições da cultura negra são festejadas como as partidas de Jongo e a Folia de Reis, que seu Anésio do Caxambu Velho cultua com persistência.