segunda-feira, 7 de maio de 2012

DAPIEVE E EU PENSAMOS IGUAL



Dade Amorim




Tenho grande admiração pelo Arthur Dapieve, colunista das sextas-feiras de O Globo.

No dia 4, em especial, falou sobre as cotas, atualmente motivo de discussões mais ou menos acaloradas, porque sempre há alguém muito a favor e alguém muito contrário a elas.

Dapieve diz em sua coluna tudo que eu penso, parece até transmissão de pensamento.


Vejam esse trecho:

"Passados 124 anos da Abolição, e desde então iguais perante a lei, brancos e negros nunca se tornaram iguais perante a realidade. É sintomático que uma sociedade que se acha isenta de racismo tenha 'se esquecido' de fornecer meios para que os ex-escravos disputassem oportunidades em pé de igualdade com os ex-senhores e imigrantes. Ainda hoje, pois, os negros em média ganham menos que os brancos por se concentrarem em atividades que os antepassados destes julgavam indignas. Sem renda para o melhor ensino privado, e com um ensino público sucateado, perpetuava-se essa situação à espera de que, nas calendas gregas, caísse do céu a justiça social."

Para mim, aí está o cerne do problema. Mas a coluna de Dapieve está toda um primor. Gostaria de ter escrito o que ele escreveu a respeito, porque penso tão igual que até lhe mandei um e-mail, gentilmente respondido por ele. Se puderem, não deixem de ler. Acho muito necessário que se acabe com essa diferenciação absurda, que se continue discriminando as raças com cara de inocente, como se na verdade estivéssemos todos em pé de igualdade, porque não estamos e sabemos bem disso.