sábado, 26 de maio de 2012

FREDZILA - DISCURSO DE HARUKI MURAKAMI

Carlos Frederico Abreu

Haruki Murakami (imagem Gopogle)

O escritor japonês Haruki Murakami fez este discurso ao receber o prêmio Cataluña, em 2011, poucos meses após o grande terremoto que assolou o Japão.

Como um sonhador irrealista

A última vez que visitei Barcelona foi na primavera, dois anos atrás. Eu participei de um evento de autógrafos, e fui surpreendido com o número de leitores na fila para um autógrafo.

Demorou mais de uma hora e meia para assinar todos eles, porque muitos dos meus leitores do sexo feminino queriam me beijar. Levou algum tempo. Eu tenho tomado parte de eventos assim em muitas outras cidades em todo o mundo, mas apenas em Barcelona estavam lá as mulheres que queriam me beijar. Apenas esta razão bastaria para Barcelona parecer-me um lugar extraordinário. Estou muito contente por estar de volta aqui nesta bela cidade, que tem uma história tão rica e maravilhosa cultura.

Mas sinto muito em dizer que hoje, devo falar sobre algo mais sério do que beijos.

Como vocês certamente sabem que às 14:46 do dia 11 de março de 2011, um terremoto atingiu a região nordeste do Japão. A força deste terremoto foi tão grande que a Terra girou mais rápida sobre o seu eixo, e o dia foi encurtado em 1,8 milionésimos de segundo.

Os danos causados ​​pelo terremoto foram extensos, mas o tsunami provocado pelo terremoto causou devastação ainda muito maior. Em alguns lugares a onda do tsunami atingiu uma altura de 39 metros. Em face de tal onda, até mesmo o décimo andar dos edifícios não ofereceram refúgio. As pessoas que viviam perto da costa não tiveram tempo de escapar, e cerca de 24.000 pessoas perderam suas vidas - 9.000 ainda estão desaparecidas. A grande onda que quebrou as barreiras levou-os embora, e nós ainda não conseguimos encontrar seus corpos.

Muitos foram provavelmente perdidos nas profundezas do mar gelado. Quando eu paro para pensar sobre isso e imaginar que eu também poderia sofrer um destino tão terrível, meu peito doi. Muitos sobreviventes perderam suas famílias, amigos, casas, propriedades e os próprios fundamentos de suas vidas. Aldeias inteiras foram destruídas completamente. Muitas pessoas perderam toda a esperança de viver.

Eu acho que ser japonês significa viver com desastres naturais. Do verão ao outono, tufões passam pelo Japão.Todos os anos causam grandes danos e muitas vidas são perdidas. Há muitos vulcões ativos em cada região. E claro, há muitos terremotos. O Japão se situa entre as quatro placas tectônicas na extremidade oriental do continente asiático. É como se estivéssemos vivendo em um ninho de terremotos.

Podemos prever o tempo e os tufões em maior ou menor grau, mas não podemos prever quando e onde um terremoto ocorrerá. Tudo o que sabemos é que este não será o último grande terremoto, e que um outro certamente ocorrerá no futuro próximo. Muitos especialistas prevêem que um terremoto de magnitude 8 atingirá a região de Tóquio nos próximos vinte ou trinta anos. Pode acontecer em dez anos, ou pode acontecer amanhã à tarde. Ninguém pode prever com certeza a extensão dos danos do que aconteceria se um terremoto desses ocorresse em uma cidade tão populosa como Tóquio.

Apesar disso existem 13 milhões de pessoas vivendo suas vidas em Tóquio. Eles pegam trens lotados para ir aos escritórios, e trabalham em arranha-céus. Mesmo depois desse terremoto, eu não ouvi dizer que a população de Tóquio esteja em declínio. Por quê então, você pode perguntar. Como tantas pessoas podem levar suas vidas diárias em um lugar tão terrível? Não vivem com medo?

Em japonês temos a palavra "Mujo" que significa que tudo é efêmero. Tudo que nasce neste mundo acabará por desaparecer. Não há nada que possa ser considerado eterno ou imutável.

Esta visão do mundo foi derivada do budismo, mas a idéia de "Mujo" foi gravado no espírito do povo japonês para além do contexto estritamente religioso, tendo raiz na consciência étnica comum desde os tempos antigos.

A idéia de que todas as coisas são transitórias é uma expressão de resignação. Acreditamos que não serve de nada ir contra a natureza. Pelo contrário, os japoneses descobriram expressões positivas de beleza nisso. Se pensarmos sobre a natureza, por exemplo, prezamos as flores de cerejeira da primavera, os vaga-lumes de verão e as folhas vermelhas do outono. Para nós é natural observá-las com paixão, como uma tradição. Pode ser difícil encontrar um quarto de hotel perto dos locais conhecidos por serem os melhores para apreciar as flores de cerejeira (hanami), os vaga-lumes e as folhas vermelhas em suas respectivas épocas, e esses lugares invariavelmente, lotam com os visitantes.

Por que isso acontece?

A resposta pode ser encontrada no fato de que as flores de cerejeira, os vaga-lumes e o vermelho das folhas, perdem sua beleza dentro de um espaço muito curto de tempo. Viajamos de lugares distantes para testemunhar este momento glorioso. E ficamos de alguma forma aliviados em confirmar que não são apenas belos, mas que já estão começando a cair no chão, a perder suas pequenas luzes ou sua cor viva. Nós encontramos a paz de espírito no fato de que o pico da beleza foi atingido e que já está começando a desaparecer.

Eu não sei se os desastres naturais são culpados por tal mentalidade. Tenho certeza de que, no entanto, em certo sentido temos sido capazes de superar coletivamente sucessivas catástrofes naturais e de aceitar o inevitável, em virtude dessa mentalidade. Talvez essas experiências também tenham moldado a nossa noção de estética.

A esmagadora maioria do povo japonês ficou profundamente chocada com este terremoto. Embora possamos estar acostumado a terremotos, ainda não fomos capazes de chegar a um consenso sobre sua escala da destruição. Sentimo-nos impotentes e preocupados sobre o futuro do nosso país. Em última análise, vamos necessitar de energia mental para nos levantar e reconstruir. A este respeito, não tenho preocupações particulares. Assim nós sobrevivemos ao longo de nossa longa história. Desta vez, bem, nós certamente não ficaremos congelados e em estado de choque para sempre. Casas podem ser reconstruídas, e estradas podem ser restauradas.

Pode-se dizer que estamos vivendo como hóspedes indesejados no planeta Terra. O planeta Terra nunca nos pediu para morar aqui. Se ela sacode um pouco, não podemos reclamar, pois agitar-se de vez em quando é apenas um dos comportamentos naturais da Terra. Queiramos ou não, temos de viver com a natureza.

O que eu quero dizer aqui não é sobre edifícios ou estradas, coisas que podem ser reconstruídas, mas sim sobre aquelas que não podem ser reconstruídos facilmente, tais como ética e valores. Essas coisas não são fisicamente tangíveis e uma vez que são quebradas, é difícil recuperá-las, como pode ser conseguido com máquinas, trabalho e materiais.

O que eu estou falando concretamente é sobre a usina nuclear de Fukushima.

Como vocês provavelmente sabem, pelo menos três dos seis reatores nucleares danificados pelo terremoto e o tsunami ainda não foram restaurados e continuam a vazar radiação em torno deles. Derretimentos do núcleo ocorreram e o solo ao redor foi contaminado. A água com altos níveis de radioatividade foi dispersa no oceano ao redor, e o vento está levando a radiação para áreas mais distantes. Centenas de milhares de pessoas tiveram de evacuar suas casas. Fazendas, sítios, fábricas, centros comerciais estão agora desertos, tendo sido completamente abandonados. Aqueles que sobreviveram não poderão retornar. Também me entristece dizer que os danos causados ​​por este acidente não se limitam ao Japão, mas vão se espalhar para os países vizinhos também.

A razão pela qual este acidente trágico ocorreu é mais ou menos clara. As pessoas que construíram essas usinas nucleares não tinham imaginado que tal tsunami atingiria-os. Alguns especialistas apontaram que um tsunami de escala semelhante havia atingido essas regiões anteriormente e insistiram que as normas de segurança deviam ser revistas. As empresas de energia elétrica, no entanto, ignoraram-os. Como empreendimentos comerciais, essas empresas não querem investir maciçamente na preparação para um tsunami que pode ocorrer apenas uma vez a cada centena de anos.

Parece-me que o governo que supostamente devia garantir a segurança e as medidas de segurança para as usinas nucleares, rebaixou as normas de segurança, a fim de promover a geração de energia nuclear. Devemos investigar esta situação e se os erros forem encontrados, eles deverão ser retificadas. Centenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas terras e tiveram suas vidas viradas de cabeça para baixo.

Estamos irritados com isso e essa raiva é natural.

Por alguma razão os japoneses raramente ficam com raiva. Nós sabemos como ser pacientes, mas não somos bons em mostrar nossa raiva. Somos certamente diferentes do povo de Barcelona ​​a este respeito. Mas desta vez, mesmo os japoneses estão seriamente irritados. Ao mesmo tempo devemos nos criticar por ter tolerado e permitido que estes sistemas corrompidos existissem até hoje. Este acidente não pode ser dissociado de nossa ética e valores.

Como vocês sabem, nós, o povo japonês, somos os únicos a ter experiência com ataques nucleares. Em agosto de 1945, aviões militares dos EUA lançaram bombas atômicas sobre as   cidades de Hiroshima e Nagasaki, resultando na morte de mais de duzentas mil pessoas. A maioria das vítimas estava desarmada, eram pessoas comuns. Agora, porém, não é o momento para considerar erros e acertos. O que eu quero salientar aqui é que não apenas duzentas mil pessoas morreram na sequência imediata do bombardeio nuclear, mas também que muitos sobreviventes morreram posteriormente a partir dos efeitos da radiação durante um período prolongado de tempo. Foi o sofrimento dessas vítimas que nos mostraram a terrível destruição que a radioatividade trouxe ao mundo e às vidas das pessoas comuns.

Tivemos duas políticas fundamentais após a Segunda Guerra Mundial. Uma delas foi a recuperação econômica, a outra foi a renúncia à guerra. Abrimos mão do uso das forças armadas, em busca de sermos mais prósperos e buscar a paz. Estas idéias tornaram-se as novas políticas de pós-guerra do Japão.

As seguintes palavras estão esculpidas no memorial para as vítimas da bomba atômica em Hiroshima: "Que todas as almas aqui descansem em paz, pois não se deve repetir o mal."

Estas são palavras sublimes de fato, que reconhecemos que somos vítimas e agressores ao mesmo tempo.

Sessenta e seis anos após os bombardeios nucleares, os reatores nucleares de Fukushima espalharam radioatividade durante três meses, contaminando o solo, o mar e o ar em torno deles. Esta é a segunda fonte de devastação causado pela energia nuclear no Japão, mas desta vez ninguém atirou uma bomba atômica. Nós, o povo japonês, somos de certa maneira responsáveis por esta tragédia, cometemos erros graves e contribuimos para a destruição de nossas próprias terras e vidas.

Por que isso ocorre? O que aconteceu com a nossa rejeição da energia nuclear após a Segunda Guerra Mundial? O que foi que corrompeu o nosso objetivo de uma sociedade pacífica e próspera, que era tão diligentemente perseguido?

A razão é simples. A razão é a "eficiência".

As empresas de energia elétrica insistiram que as usinas nucleares ofereciam um sistema de geração eficiente de energia. Em outras palavras, era um sistema a partir do qual eles poderiam obter lucro. Por seu lado, o governo japonês duvidou da estabilidade do abastecimento de petróleo, particularmente desde a crise do petróleo, e promoveu a geração de energia nuclear como política nacional. As empresas de energia elétrica gastam enormes quantias de dinheiro em propagandas, assim subornam os meios de comunicação para doutrinar o povo japonês com a ilusão de que a geração de energia nuclear é completamente segura.

O Japão, uma nação-ilha, freqüentemente atingida por terremotos, se tornou o terceiro maior na geração de energia nuclear, sem que o povo japonês percebesse o que estava acontecendo. Tínhamos ido além do ponto sem retorno. O ataque foi feito.

Aqueles que duvidam da energia nuclear estão agora diante da pergunta intimidante: "Você seria a favor de escassez de energia?" Os japoneses passaram a acreditar que a dependência da energia nuclear é inevitável. Viver sem ar condicionado durante o verão quente e úmido japonês é quase semelhante à tortura. Conseqüentemente, aqueles que tem dúvidas sobre a geração de energia nuclear passaram a ser rotulados como "sonhadores irrealistas".

E assim chegamos onde estamos hoje. As usinas nucleares que deveriam ser eficientes, em vez disso oferecem-nos uma visão do inferno. Esta é a realidade. A assim chamada "realidade" que tem sido proclamado por aqueles que promovem a energia nuclear no entanto, não é a realidade de todo. Não é nada mais do que "conveniência" superficial, que a sua lógica imperfeita se confunda com a própria realidade.

Esta situação marcou o colapso do mito sobre proezas tecnológicas do Japão, dos quais o povo japonês é tão orgulhoso. Além disso, permitimos que esta lógica distorcida representasse a derrota da ética e dos valores japoneses existentes. Nós agora culpamos as empresas elétricas e o governo japonês, o que é justo e necessário. Ao mesmo tempo no entanto, devemos também apontar o dedo para nós mesmos. Nós somos vítimas e agressores mais uma vez, e devemos considerar esse fato a sério. Se não conseguirmos fazer isso, vamos cometer o mesmo erro novamente.

"Que todas as almas aqui descansem em paz, pois não se deve repetir o mal."

Temos de gravar estas palavras em nossos corações.

O Dr. Robert Oppenheimer, que foi o principal arquiteto do desenvolvimento da bomba atômica, ficou horrorizado com a devastação infligida a Hiroshima e Nagasaki pelos ataques nucleares. Ele uma vez disse ao Presidente Truman, "Senhor Presidente, há sangue em minhas mãos". Truman tirou um lenço limpo e branco do bolso e disse: "Vá em frente e limpe-as."

Claro, não há lenços suficiente no mundo para limpar tanto sangue.

Nós, os japoneses, deveriamos ter sido implacáveis ao dizer "não" à energia nuclear. Isto é o que eu acredito. Deveríamos ter trabalhado para desenvolver fontes alternativas de energia para substituir a energia nuclear a nível nacional, colhendo todas as tecnologias existentes, sabedoria e capital social. Mesmo que as pessoas em todo o mundo zombassem de nós dizendo: "A energia nuclear é o sistema de geração de energia mais eficaz, e os japoneses são estúpidos de não usá-la", devíamos ter mantido a aversão à energia nuclear que foi desencadeado pela nossa experiência com armas nucleares.

Nós deveríamos ter feito o desenvolvimento da não-geração de energia nuclear, a pedra máter da nossa política após a Segunda Guerra Mundial. Isso deveria ter sido a maneira de assumir a nossa responsabilidade coletiva para as vítimas de Hiroshima e Nagasaki. No Japão precisávamos de uma ética forte, valores fortes, e uma forte mensagem social. Esta teria sido uma oportunidade para o povo japonês fazer uma contribuição real para o mundo. Nos esquecemos de tomar esse caminho importante, preferindo seguir o caminho mais rápido de "eficiência" em apoio ao nosso desenvolvimento económico rápido.

Como mencionei anteriormente, podemos superar os danos causados ​​por desastres naturais, por mais terríveis e extensos que possam ser. E às vezes os nossos espíritos podem crescer mais forte através do processo de superação. Este é certamente algo que podemos alcançar. É o trabalho de especialistas reconstruir estradas e prédios, mas é dever de cada um de nós restaurar a nossa ética e os valores danificados. Podemos começar pelo luto daqueles que morreram, cuidando das vítimas desta catástrofe e alimentando o nosso desejo natural para não deixar sua dor e as lesões terem sido em vão. Isto irá assumir a forma de um esforço silencioso e árduo. Devemos somar forças, como a aldeia que sai junta para semear os campos em uma manhã ensolarada de primavera. Todos fazendo o que podem fazer, com seus corações.

Nós, escritores profissionais, que somos versados ​​no uso das palavras, também temos uma contribuição positiva para dar para esta missão coletiva. Devemos conectar esta nova ética e valores para novas palavras, criando e construindo novas histórias vibrantes. Nós então seremos capazes de compartilhar estas histórias. Elas terão um ritmo que pode encorajar as pessoas, assim como as músicas que o povo canta ao plantar as sementes.

Reconstruímos o Japão que tinha sido completamente destruído pela Segunda Guerra Mundial. Devemos agora voltar a este mesmo ponto de partida mais uma vez.

Como mencionei no início deste discurso, vivemos em um mundo transitório. Toda vida vai desaparecer. Os seres humanos são impotentes diante das forças maiores da natureza. O reconhecimento do efêmero é um dos conceitos básicos da cultura japonesa. Embora respeitemos o fato de que todas as coisas são transitórias e entendamos que vivemos  em um mundo frágil e precário, ao mesmo tempo estamos imbuídos com vontade de viver com mentes positivas.

Estou orgulhoso por minhas obras serem tão apreciadas pelo povo catalão e de ter sido concedido a mim um prêmio de tanto prestígio. Vivemos distantes e falamos línguas diferentes. Temos culturas diferentes. Mas ao mesmo tempo somos cidadãos do mundo, compartilhamos os mesmos problemas, alegrias e tristezas. É por isso que as histórias escritas por um autor japonês foram traduzidas para a língua catalã e vocês as abraçaram. Fico feliz em compartilhar as mesmas histórias com vocês.

Sonhar é o trabalho de romancistas, mas compartilhar nossos sonhos é uma tarefa ainda mais importante. Não podemos ser romancistas sem este sentido de compartilhar alguma coisa.

Eu sei que o povo catalão tem superado muitas dificuldades. Acredito que temos muitas coisas para compartilhar.

Como seria maravilhoso se nós, no Japão e na Catalunha, pudéssemos construir uma casa para "sonhadores irrealistas" e forjássemos uma "comunidade em espírito" que transcendesse tanto o país e cultura. Eu acredito que este seria o ponto de partida para o renascimento, já que temos experiências com desastres naturais e atos arbitrários de terrorismo nos últimos tempos. Não devemos ter medo de sonhar. Nunca devemos permitir que cães enlouquecidos com os nomes "eficiência" e "conveniência" nos amedrontem.

Devemos ser "sonhadores irrealistas" e seguir em frente com determinação.

Os seres humanos morrerão e desaparecerão, mas a humanidade vai prevalecer e será constantemente regenerada. Acima de tudo, devemos acreditar nesta força.

Para concluir, vou doar o prêmio em dinheiro para as vítimas do terremoto e do acidente nuclear japonês. Estou profundamente grato ao povo catalão por me oferecer este prémio e esta oportunidade. Eu também gostaria de expressar minhas mais profundas condolências às vítimas do recente terremoto em Lorca.

Haruki Murakami nasceu em Kyoto em 1949 e vive atualmente em Tóquio, depois de vários anos de exílio voluntário nos Estados Unidos. Sucesso entre a crítica e o público americano e inglès, é autor de diversos romances, entre os quais Minha Querida Sputnik, Norwegian Wood, Caçando Carneiros e da trilogia IQ84, que será lançada em breve em português. O autor recebeu inúmeros prêmios literários e tem sua obra traduzida em 16 idiomas.