quarta-feira, 9 de maio de 2012

LANTERNA MÁGICA - PLAY IT AGAIN, SAM


por Egídio La Pasta, Jr


Essa semana me peguei antecipando algumas linhas de diálogo do filme do James L. Brooks, Melhor é Impossível, que algum canal reprisou. Eu estava ouvindo o filme com a TV ligada e usando o computador. Dizia as frases antes das personagens que logo após, confirmavam a minha –quase boa- memória. Jack Nicholson dizia para Helen Hunt:

Melvin: Você me faz ter vontade de ser um homem melhor.
Carol: Esse deve ser o melhor elogio da minha vida.
Melvin: É provável que eu tenha exagerado. Eu só queria impedir que você fosse embora.

Depois eu fiquei pensando em filmes, tantos filmes que já assisti e acabei incorporando algumas linhas de diálogos nas brincadeiras com amigos e familiares. E fiz uma pequena seleção de diálogos ou apenas frases que me marcaram, pelos mais diversos motivos. Os filmes são variados. Quem sabe não vira uma série essa reunião de frases? Começo pela minha preferida:

- Se eu fosse uma fazenda, não teria cercas.

(Rita Hayworth em Gilda)

*****
Miles: Por que gosta de vinhos?
Maya: Eu... Eu acho... No começo me envolvi com vinhos por causa do meu ex-marido.
Miles Raymond: Ah.
Maya: Ele tem uma adega enorme que adora exibir, sabe.
Miles Raymond: Certo.
Maya: Mas depois descobri que eu tinha o paladar aguçado. E quanto mais eu bebia, mais eu gostava do que aquilo me fazia pensar.
Miles: Como o quê?
Maya: Como ele era uma fraude. (Risadas) Digo, eu gosto de pensar na vida do vinho. Como é algo vivo. Gosto de pensar no que se passou quando as uvas cresciam... Como o sol brilhava. Se choveu. Gosto de pensar em quem cuidou e colheu as uvas. E se for um vinho velho, como essa gente toda deve estar morta. Eu gosto do modo como o vinho continua a evoluir. Se eu abrir uma garrafa hoje, terá um gosto diferente de qualquer outro dia que eu a abrisse. Porque uma garrafa de vinho está de fato viva. Constantemente evoluindo e ganhando complexidade. Quero dizer, até chegar ao seu auge, como o 61 que você bebe e então começa seu contínuo e inevitável declínio. E é gostoso pra cacete.

(Sideways, Entre Umas e Outras)

*****

Clarissa – Eu me lembro que um dia acordei de manhã e havia uma sensação de possibilidade. Sabe esse sentimento? E eu me lembro de ter pensado: “Este é o início da felicidade. É aqui que ela começa. E, é claro, haverá muito mais.” Nunca me ocorreu que não era o começo. Era a felicidade. Era o momento. Aquele exato momento.

(As Horas)

*****

Rick Blaine: De todos os botecos, de todas as cidades, no mundo todo, ela entra logo no meu.

(Casablanca)

*****

Harvey - Posso explicar?
Kate - Não precisa explicar nada.
Harvey - Mas eu gostaria.
Kate - Você não me deve explicação.
Harvey - Kate, eu estava no hospital.
Kate - Meu deus, por que?
Harvey - Não é nada demais, eu deixei meus remédios em Nova York e tenho problemas com o ritmo cardíaco desde criança.
Kate- Arritmia.
Harvey - Como sabe?
Kate - Porque... meu pai também tem. (sorri)
Harvey - Bem, homens jovens também podem ter. Kate, eu lamento muito por não ter aparecido.
Kate - Está tudo bem, Harvey. Nós passamos bons momentos. E eu gosto de você, eu realmente gosto de você. Obrigado. Mas eu não costumo fazer essas coisas. Eu vivo aqui e você vive onde quer que seja...
Harvey - Eu vivo num avião branco.
Kate - Exatamente. Segunda de manhã. A vida segue o seu rumo. Não somos adolescentes, não há piadas e diversão. Passei bons momentos com você, sério. Eu não vou esquecer. Obrigada. Mas...
Harvey - O que?
Kate - Você sabe, não é a vida real.
Harvey - É sim.
Kate - Não, não é.
Harvey - É sim.
Kate - Não é, Harvey.
Harvey - É a vida real. Para mim é.
Kate - Eu sei, eu sei, mas não se trata só de você, trata-se de mim também. Você não sabe nada sobre mim. Olhe para mim... É patético. Eu sabia desde o início que você não ia aparecer. Na verdade, eu quase torci para que fosse assim. Seria mais fácil desse jeito. Já estive nessa situação, desejando, dependendo de...Eu não...Eu não sou de ter esperanças, nem quero ser. Não quero ser. Porque parece que vai acontecer. E vai acabar de todo modo e eu vou sofrer. Uma hora ou outra vai acontecer, você sabe, 'não está dando certo' ou 'eu preciso do meu espaço' e sei que vou terminar magoada. Não vou fazer isso, eu não vou.
(Ela se emociona e se afasta. Ele se aproxima lentamente)

Kate - O que eu acho é que eu me sinto mais confortável quando estou decepcionada. E estou zangada com você por tentar me tirar isso.

(Tinha que ser Você)

*****

Nina - Você deve me achar bem diferente.
Rodney - Tenho opiniões sobre Shakespeare. Sobre a vida alheia eu não tenho opinião nenhuma. E acho que não devemos ser severos demais com nós mesmos quando a razão do nosso afeto retribui o carinho com um pouco menos de entusiasmo do que gostaríamos. Mas uma observação de alguém velho o suficiente para ser seu avô?
Nina - Você não é tão mais velho assim.
Rodney - Já reparou que é a única mulher neste jantar de Ação de Graças?
Nina - Sim, mas as minhas amigas estão ocupadas ou...
Rodney - Não fique na defensiva. Já reparou também que você é a única heterossexual praticante no seu jantar de Ação de Graças?
Nina - Bem, ultimamente não tenho praticado muito.
Rodney - Falo sério. O que acontecerá quando todos esses homens encontrarem outros homens? Quem estará à sua mesa então? Não arrume a sua vida de tal modo que vá se achar sozinha no momento em que você menos quer.

(A Razão do Meu Afeto)

*****

Alyssa - Entrei nessa porque eu quis. Não porque segui o que me ensinaram: 'homem e mulher devem ficar juntos, é natural', essas coisas. Não estou com você porque minha família, a sociedade, a vida me impuseram isso desde que eu nasci. Do jeito que o mundo é, quando é que nós conhecemos uma pessoa que simplesmente nos compreende? É tão raro. Meus pais não tinham isso. Não tive um bom exemplo de uma relação bacana entre um homem e uma mulher. Desistir de encontrar essa pessoa cortando imediatamente pela metade as minhas opções, eliminando a chance de encontrá-lo no meu 'gênero', me parecia estupidez. Daí não eliminei. Até aparecer você, a pessoa mais improvável, pois você era homem. E, embora eu tivesse me apaixonado por você, tentei fugir disso pois você era homem. Aí me lembrei porque tinha aberto a porta a mulheres: para não limitar a possibilidade de entrar alguém que me completasse totalmente. Então aqui estamos. Eu estava inteira quando te procurei.
Me sinto à vontade nos seus braços porque cheguei aqui por escolha própria e não me questiono se faltou procurar em algum lugar. Pra mim, faz toda a diferença.

(Procura-se Amy)

*****

Rimbaud – Você acha que os poetas podem aprender uns com os outros?
Verlaine – Só se forem poetas ruins.

(Eclipse de uma Paixão)

*****

Alvy Singer – Não critique a masturbação. É apenas sexo com alguém que eu amo.

(Noivo Neurótico, Noiva Nervosa)

*****

Summer - Eu sempre adorei este lugar desde que você me trouxe aqui.
Tom - Então eu... Acho que devo lhe dar os parabéns.
Summer - Somente se forem sinceros.
Tom- Bom, nesse caso...
Summer - Você está bem?
Tom - Eu vou ficar, um dia.
Summer - Gostei do seu terno.
Tom - Obrigado.
Summer - Você está elegante.
Tom - Você também. Eu saí do escritório.
Summer - Mesmo? Eu não sabia. Que ótimo!
Tom - E você... você se casou.
Summer - É... Loucura, não?
Tom - Você devia ter me contado... Quando estávamos...
Summer- Eu sei.
Tom - Bem, no casamento, quando dançamos...
Summer- Ele ainda não havia proposto.
Tom - Mas ele já estava na sua vida.
Summer - Sim.
Tom - Então por que você dançou comigo?
Summer - Porque eu queria.
Tom - Você só faz o que quer, não é? (...) Nunca quis ser namorada de ninguém e hoje é esposa de alguém.
Summer - Também fiquei surpresa.
Tom - Acho que eu nunca vou entender isso. Não faz sentido.
Summer - Simplesmente aconteceu.
Tom - Mas é exatamente o que eu não entendo. O que exatamente aconteceu?
Summer - Eu acordei um dia e eu sabia.
Tom - Sabia o quê?
Summer - Sabia o que eu nunca tive certeza com você.
Tom - Sabe o que é pior? Perceber que tudo aquilo em que você acreditou é pura mentira. É um saco.
Summer - Como assim?
Tom - Destino, alma-gêmea, o amor-verdadeiro, toda essa fábula infantil e idiota. Você tinha razão, eu deveria ter ouvido.
Summer - Não.
Tom - O que? Por que você está rindo?
Summer - Tom...Bem sabe... Eu acho que é porque... eu estava em uma lanchonete lendo Dorian Gray e um cara chegou perto e me perguntou do livro... e agora ele é meu marido.
Tom - É... E então?
Summer - E se eu tivesse ido ao cinema? E se eu tivesse ido almoçar em outro lugar? E se tivesse me atrasado dez minutos? Era... Era para ser. E eu ficava pensando... Tom tinha razão.
Tom - Não.
Summer - É, pensei. Pensei. (...) Você só não teve razão no meu caso.

(500 Dias com Ela)

*****

Felicidade não é felicidade sem um bode tocando violino.

(Um Lugar Chamado Notting Hill)

*****

Os filmes foram escolhidos por motivos afetivos. E você, quais as suas frases preferidas do cinema? Em breve haverá continuação dessa série.