segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DILMA ROUSSEFF FAZ SEU PRIMEIRO PRONUNCIAMENTO COMO PRESIDENTE DO BRASIL

Por Ana Laura Diniz

Dilma se emociona ao falar de Lula
“Eu estou muito feliz, agradeço aos brasileiros e às brasileiras por esse momento e prometo honrar a confiança que depositaram em mim”, disse a presidente eleita, Dilma Rousseff, na saída de sua casa. Em seu primeiro discurso como presidente, Dilma convidou todas as correntes políticas a assumirem pelo futuro do País. Ela agradeceu o apoio do presidente Lula e se emocionou ao falar da despedida dele do governo. No discurso, destacou que era a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto da República.

“Eu recebi de milhões de brasileiros e de brasileiras, talvez a missão mais importante da minha vida. E esse fato pr’além da minha pessoa é uma demonstração do avanço democrático do nosso país, que pela primeira vez uma mulher presidirá o Brasil.

(...) Já registro, portanto, o meu primeiro compromisso após eleição: honrar as mulheres brasileiras para que este fato que é hoje inédito se transforme num evento natural – e que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições  civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade. Registro aqui o compromisso com o meu país: valorizar a democracia em toda sua dimensão – desde o direito de comunicação e expressão até os direitos essenciais, básicos, da alimentação, do emprego, da renda, da moradia digna, a paz social.

Eu vou zelar pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa. Eu vou zelar pela mais ampla liberdade religiosa e de culto. Vou zelar pela observação criteriosa e permanente dos Direitos Humanos tão claramente e consagrados na nossa constituição.

(...) Quem como eu, lutou pela democracia, pelo direito de livre opinião arriscando a vida; quem, como eu, e tantos outros que não estão mais entre nós, dedicamos toda nossa juventude ao direito de expressão, nós somos naturalmente amantes da liberdade.

Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à sua própria sorte, enquanto reinar o crack e as cracolândias. No curto prazo, não contaremos com a pujança das economias desenvolvidas para impulsionar nosso crescimento, por isso se tornam mais importantes nossas próprias políticas; nosso próprio mercado, nossa própria poupança e nossas próprias decisões econômicas – mas é preciso reconhecer que teremos grandes responsabilidades num mundo que enfrenta ainda os desafios e os efeitos de uma crise financeira de grandes proporções (...)”

Militantes com as bandeiras lotaram a Esplanada dos Ministérios e acompanharam a tudo pelo telão. Depois do pronunciamento, Dilma era aguardada pelo presidente Lula, no Palácio da Alvorada.