segunda-feira, 8 de novembro de 2010

QUITANDA DA VIDA II

Por Telinha Cavalcanti


Eu não!


Eu não sei cozinhar. Ponto. Pronto. E como diabos eu me meto a escrever uma coluna sobre comida? A Ana Laura pediu. Simples :D


Pois bem, eu não sei cozinhar. Eu enrolo, disfarço, quebro um galho muito do mal quebrado. Quem sabe cozinhar é minha mãe.

Cozinhar, para mim, é chegar do supermercado ou da feira com um monte de coisa e transformar isso em almoço. É não ficar mortalmente intimidado ao lidar com um frango, vivo ou morto. Aaaah, as galinhas que minha mãe fazia. Comprava a galinha viva, na feira. A empregava matava (enquanto eu me escondia embaixo da cama dos meus pais, morrendo de medo da morte), sapecava na água fervendo para depenar, queimava as peninhas que sobravam, escorria o sangue para a cabidela que meu pai adorava. E os ovinhos dentro da galinha, em diversos tamanhos? Comi muitos ovinhos desses, mas não lembro mais o sabor. Lembro que eu gostava.

Mas, como eu ia dizendo antes de divagar por aí, eu não sei cozinhar. Sei fazer um ovo mexido bom, um estrogonofe razoável, um macarrãozinho decente. Além dos doces, pouca coisa se salva. 


Mas minha mãe? Ah, ela sabe cozinhar. Esta é a receita que ela me mandou, numa carta, há muitos anos.



PEIXE AO LEITE DE COCO DE DONA HELENA - e não venha chamar de moqueca!


3 ou 4 postas de peixe grosso, de primeira (Cavala, cioba, tainha)
Lavar bem as postas, depois passar nelas limão, sal e um pouquinho de alho
Deixar neste tempero para tomar gosto.

À parte, preparar o molho:
1 vidro ou 2 de leite de coco
Cebola cortada fininha
tomates sem pele e sem sementes
coentro
cebolinha
umas tirinhas de pimentão
extrato de tomate
Levar ao fogo batendo com uma colher de pau ou de plástico. Não pode deixar de bater que é para o leite não talhar. 
Quando ferver, juntar as postas do peixe, regar com bastante azeite de oliva (azeite doce).
Deixar cozer até que o peixe fique macio. Provar o sal, se preciso, colocar mais, isto vai de acordo com o paladar. Não deixe ficar insosso ou salgado demais. (Ao gosto do freguês)

Acho que fica ótimo, não vá decepcionar o marido, mostre que é qui-tu-tei-ra. Servir com arroz branco e rodelas de batata cozidas. 

Bom apetite! 

Mamãe