O trem chega na estação dois minutos antes do previsto e aguarda que o pessoal embarque com folga.
A pontualidade dos trens é famosa no Japão.
Desde a inauguração do serviço, em 1964 (para as Olimpíadas de Tóquio), até hoje, o maior atraso foi de 13 segundos.
A não ser por eventos que envolvam risco de vida (furacões, terremotos e monstros do mar), este trem nunca atrasa!
De Quioto a Hiroshima, um total de 400 km, feito em 1 hora e 50 minutos, com SEIS paradas.
Uma velocidade média de 277 km por hora.
Uma viagem em um trem destes entre o Rio de Janeiro e São Paulo, levaria quase o mesmo tempo.
Muuuuuiito rápido.
Ai estão meu passe (Japan Rail Pass) e os bilhetes.
Reparem na data de vencimento do passe: 20.7.19, ou seja, 19/07/2008.
No ano de 1989, quando faleceu o Imperador Hirohito, seu filho Akihito assumiu o trono, iniciando a Era Heisei ('era da paz'). Sendo assim, o ano de 2008 é o ano 20 da Era Heisei.
Essa é uma maneira bastante comum no Japão de se escrever a data.
Algumas passagens do Shinkansen. Mesmo tendo o passe, elas são verifificadas durante a viagem; a marca é este carimbo no canto inferior direito.
O trem é silencioso, estável e tem um simpático serviço de bordo (pago) e cada passageiro é responsável por recolher e dar fim ao seu lixo. Não é à toa que tudo é tão limpo.
Nos quiosques da estação são vendidos entre outras coisas, ekibens, como são chamados os obentos (um tipo de marmita) vendidos para consumo nos trens. Cada estação tem seus próprios ekibens, com alimentos locais. São tão lindos que dá pena de comer!
Serviço de bordo no shinkansen: água, refrigerante, cerveja, café ou chá verde, senhor?
Entre as estações de Shin-Kobe e Hakata, o trem do tipo Nozomi, usando equipamento da série 500, atinge perto de 300km/h. Uma viagem entre Tóquio e Osaka, uma distância de 515 quilómetros, leva apenas 3 horas no Nozomi. E existe também outro tipo, que corre em velocidade que já ultrapassa os 300 Km/h.
O trem bala funciona num trilho comum, diferente do francês TGV.
Mas o Japão também tem seu trem magnético, que se encontra em testes, e consegue 530 Km/h.
O atual Shinkansen logo estará ultrapassado!
Não é a toa que ninguém usa de vôos domésticos para viajar entre as cidades do Japão: não necessita comparecer com antecedência, não tem fila, check-in, risco de perder mala, etc.
A pontualidade dos trens é famosa no Japão.
Desde a inauguração do serviço, em 1964 (para as Olimpíadas de Tóquio), até hoje, o maior atraso foi de 13 segundos.
A não ser por eventos que envolvam risco de vida (furacões, terremotos e monstros do mar), este trem nunca atrasa!
De Quioto a Hiroshima, um total de 400 km, feito em 1 hora e 50 minutos, com SEIS paradas.
Uma velocidade média de 277 km por hora.
Uma viagem em um trem destes entre o Rio de Janeiro e São Paulo, levaria quase o mesmo tempo.
Muuuuuiito rápido.
Ai estão meu passe (Japan Rail Pass) e os bilhetes.
Reparem na data de vencimento do passe: 20.7.19, ou seja, 19/07/2008.
No ano de 1989, quando faleceu o Imperador Hirohito, seu filho Akihito assumiu o trono, iniciando a Era Heisei ('era da paz'). Sendo assim, o ano de 2008 é o ano 20 da Era Heisei.
Essa é uma maneira bastante comum no Japão de se escrever a data.
Algumas passagens do Shinkansen. Mesmo tendo o passe, elas são verifificadas durante a viagem; a marca é este carimbo no canto inferior direito.
O trem é silencioso, estável e tem um simpático serviço de bordo (pago) e cada passageiro é responsável por recolher e dar fim ao seu lixo. Não é à toa que tudo é tão limpo.
Nos quiosques da estação são vendidos entre outras coisas, ekibens, como são chamados os obentos (um tipo de marmita) vendidos para consumo nos trens. Cada estação tem seus próprios ekibens, com alimentos locais. São tão lindos que dá pena de comer!
Serviço de bordo no shinkansen: água, refrigerante, cerveja, café ou chá verde, senhor?
Entre as estações de Shin-Kobe e Hakata, o trem do tipo Nozomi, usando equipamento da série 500, atinge perto de 300km/h. Uma viagem entre Tóquio e Osaka, uma distância de 515 quilómetros, leva apenas 3 horas no Nozomi. E existe também outro tipo, que corre em velocidade que já ultrapassa os 300 Km/h.
O trem bala funciona num trilho comum, diferente do francês TGV.
Mas o Japão também tem seu trem magnético, que se encontra em testes, e consegue 530 Km/h.
O atual Shinkansen logo estará ultrapassado!
Não é a toa que ninguém usa de vôos domésticos para viajar entre as cidades do Japão: não necessita comparecer com antecedência, não tem fila, check-in, risco de perder mala, etc.