sábado, 13 de agosto de 2011

84, CHARING CROSS. CUIDAR DE UMA MEZZA BRASILEIRINHA NO EXTERIOR...…

Por Alline Storni



                                                                           Norah

Eu não sei como é cuidar de bebê no Brasil, uma vez que nunca tive filho aí. Tenho uma sobrinha (que nasceu quando eu já estava aqui) e dois afilhados. Além de filhos de amigos. Mas posso dizer como é cuidar de filho aqui na Itália.


Cada país tem o seu “jeito” de cuidar de bebês, acredito eu. Aqui parece que eles são mais relax que no Brasil, tirando, é claro, o famoso temor do golpe de ar. Os italianos temem mais o golpe do ar do que o apocalipse. E pensam que ar condicionado pode matar um ser humano.


Norah Pipoca nasceu numa primavera muito quente de Milão. Então eu comecei a vestir a pequena com roupas leves, de algodão. E ela, desde o primeiro mês dorme no ar condicionado. Claro que eu não coloco numa temperatura muito fria, só pra refrescar o quarto mesmo, mas ela já está tão acostumada que sem ar condicionado, dorme mal...

Quando saio na rua com ela, TODO MUNDO me manda colocar o lençol em cima dela. Tipo, 38 graus na rua, sol a pino. Lençol? A menina suando bicas... Se eu coloco o lençol ela chuta até se descobrir todinha, ahahaha. Quando entramos em algum restaurante/loja/supermercado com ar condicionado o povo vem todo me dizer que a menina deve estar com frio, mesmo que ela esteja dormindo placidamente... isso é chato demais, porque eles têm essa mania doida de cobrir as crianças, e eu respeito... mas que não venham encher meu saco, né mesmo?

De resto é mais light. Eles não têm muitas frescuras com crianças não. Dão banho na pia do banheiro mesmo, levam os recém nascidos para todo o lado (metrô/ônibus/restaurante/supermercado/feira), viajam com o neném desde muito cedo. Os nenéns dormem nos carrinhos mesmo (aquele carrinho onde eles ficam deitados) até ficarem maiores para dormir no berço. Os médicos dizem que é melhor manter os recém-nascidos em lugares menores (tipo o carrinho) ao invés de colocar no berço. O quarto do neném é bem simples, nada espetacular como os quartos do Brasil... tudo muito simples e prático.

Até agora, não tive ainda nenhum problema com a diferença na maneira de criar os filhos. Ainda é muito cedo, eu sei, mas eu até gosto deste jeito “easy” deles aqui. Vamos ver quando a Pipoca crescer um pouquinho mais!

                                                                  Norah, Pipoca


                                                                    Alline e Norah