quinta-feira, 18 de agosto de 2011

RIO, VOCÊ FOI FEITO PRÁ MIM - O QUE FAZER NO RIO EM TÃO POUCO TEMPO?

Gilvania Ferreira

Uma das perguntas q eu mais me fazem sobre o Rio é: como aproveitar o que a cidade tem a oferecer durante uma viagem de poucos dias? Geralmente, a resposta depende, por assim dizer, do freguês. Se você não quer deixar passar aquela promoção de três dias e duas noites que uma agência divulgou nos jornais ou em um colorido panfleto que lhe chamou atenção, não se preocupe. Os professores de Matemática (e eu não ia perder a oportunidade rara de citar algo que aprendi em Matemática, né? Ou seria Física?) já diziam que a relação desses dois fatores é inversamente proporcional.

Em outras palavras, meus amigos, sua alegria seria imensa enquanto ou apesar de seu tempo ser curto. Obviamente, você precisará visitar os dois principais ícones da Cidade Maravilhosa: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Minha sugestão é você os dois em um mesmo dia. 

Se sua viagem é em um final de semana, acredite-me: você não se estressará com o trânsito do Rio, mas as chances de pegar filas maiores são grandes. Palavra de quem já fez isso algumas vezes nos últimos 12 anos: dê preferência em subir logo o trenzinho do Corcovado (www.corcovado.com.br). Primeiro porque ele encerra suas atividades mais cedo (lá funciona das 8h30 às 19h), segundo porque sua espera pode ser bem maior para conseguir um lugar. 

A sub ida dos 709m do Morro do Corcovado dura em torno de 15 minutos, mas com a cidade se descortinando bem ali na sua frente, a última coisa que você vai pensar é em fazer a descida de volta. Cá pra nós, eu fico pelo menos umas duas horas lá em cima admirando a bela vista de um dos lugares mais bonitos deste planeta.

Cristo Redentor
Depois de se deliciar com a beleza que, como diz Chico Buarque, “quase arromba a retina”, você pode fazer uma parada para almoçar no caminho para o Pão de Açúcar. Eu sugeriria que isso fosse na Urca, o bairro localizado aos pés da atração. Além de estar pertíssimo do seu destino, ainda é uma ótima oportunidade de conhecer um bairro do Rio completamente diferente das badaladas Copacabana e Ipanema, por exemplo. Com apenas 12 ruas, a Urca é o bairro onde moram famosos como Marisa Monte e o rei Roberto Carlos. E melhor: ainda fica de frente para a majestosa Baía de Guanabara.

 Cristo Redentor visto da Urca

De lá para o Pão de Açúcar, uma curta caminhada lhe deixa na estação da Praia Vermelha de onde sobem os famosos bondinhos (www.bondinho.com.br). A visão que você terá – seja do Morro da Urca (a 220m de altura) ou do Pão de Açúcar (aquele mais alto, a 396m) é, basicamente, o oposto do que você viu no Cristo Redentor, já que os dois monumentos do Rio ficam “em frente” ao outro.

 Pão de Açúcar

O funcionamento do Pão de Açúcar é até às 20h (para venda das entradas na bilheteria, ou seja, para você subir), o que facilita até para quem vai ao Rio apenas a trabalho e vai passar apenas um dia lá e voltar no outro. Só se lembre que quando a noite chega, a visão do mar que você teria do alto da atração turística nada mais é que um imenso breu (ou seja, concentre-se em se embasbacar com as luzes da cidade. Aqui, cabem outras duas dicas: o por do sol lá de cima é lindo! Se puder chegar perto do final da tarde, fique por lá mais um pouco e veja a beleza que é a cidade começando a se iluminar com os últimos traços do dia indo embora. 

Se preferir, desça e vá fazer um outro programa que eu, particularmente, amo e sempre faço quando estou no Rio (e é gratuito): admirar o pôr do sol lá das pedras do Arpoador. Chegue por volta das 17h, sente e apenas se deslumbre. 

 pôr do sol no Arpoador

Aproveite e termine seu dia em um dos muitos bares ou restaurantes de Ipanema. Mas, se quiser um lugar mais sossegado para jantar, a pedida é o Café do Forte (http://www.confeitariacolombo.com.br/site/cafe-do-forte/) – espécie de filial da famosa Confeitaria Colombo – no Forte de Copacabana. Mas lembre-se: lá só funciona até às 20h e, aos domingos, costuma lotar. De dia ou de noite, Copacabana vista de lá parece ainda mais bonita!

Copacabana vista do Café do Forte

Se você conseguiu fazer tudo isso em um dia só mesmo, parabéns! Você já pode dizer que visitou o Rio, já que conheceu seus dois principais pontos turísticos. Que tal, então, no dia seguinte, andar de barca?

Não conheço uma pessoa para a qual recomendei esse passeio que tenha desgostado. Em outros tempos, as  Barcas (www.barcas-sa.com.br), administradora do serviço, ofereciam até um passeio pela Baía da Guanabara, com duração de duas horas, todos os domingos, às 10h. Hoje, ele não mais existe. Infelizmente, porque era uma ótima e barata oportunidade de ver o Rio de um outro ângulo. Mas não é por isso que você vai ficar a ver navios, não é?

Vá até a Estação das Barcas, na Praça XV, e embarque em uma para Niterói. Ou Charitas. Ou até mesmo Paquetá. Para Niterói e Charitas, a travessia é curta (20 minutos). Para Paquetá, dura 70 minutos. Só fique atento aos horários. Durante o final de semana, os intervalos entre as saídas é maior, especialmente para Paquetá (e não há embarque para Charitas). Portanto, fique atento para não desperdiçar algo tão escasso na sua viagem: seu tempo.

Recomendo o passeio de barca, mesmo que seja apenas pelo prazer de fazer a travessia. Na volta, que tal conhecer a Lagoa Rodrigo de Freitas? Além de ser um dos mais conhecidos cartões postais da cidade, a Lagoa é um ótimo lugar para quem viaja com criança e, ainda por cima, fica perto do centenário Jardim Botânico (http://www.jbrj.gov.br/) e do Parque Lage (http://www.eavparquelage.rj.gov.br/). Se preferir, você pode inverter a ordem desses passeios.

 Jardim Botânico

Tudo o que citamos aqui funciona de domingo a domingo e é a céu aberto. Então, torça por um lindo dia de sol e uma bela noite estrelada. Sua viagem será ainda melhor! Aproveite!