terça-feira, 30 de agosto de 2011

QUITANDA DA VIDA XLI

Por Telinha Cavalcanti

Hoje foi daqueles dias em que eu tive certeza de que não ia conseguir pensar em nada para a coluna. Meu povo, já são 41 quitandas, e eu não sei cozinhar! Eu disse isso na primeira coluna, tá lá para todo mundo ver. Eu não sei cozinhar, prá quê me meti a ter uma coluna de culinária?
Corri pro colo da mãe, ou melhor, pro caderno de receitas da minha mãe, que eu surrupiei semvergonhamente quando fui a Recife. E estava lá a salvação da pátria: a torta salgada de liquidificador.

Torta salgada

Massa
1 xícara de óleo
4 ovos
1 colher de chá de fermento
3 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher de chá de sal
10 colheres de sopa de farinha de trigo

Recheio
Cebola
Tomate
Milho ou ervilha
Frango desfiado
ou carne moída
ou queijo e presunto
ou o que tiver, mesmo.

Bata todos os ingredientes muito bem no liquidificador. Põe-se a meatade da massa num tabuleiro untado e polvilhado com farinha de trigo. Em seguida, põe-se o queijo em fatias, galinha desfiada, carne ou presunto (o que se quiser), rodelas de tomate e cebola. Cobre-se com a outra parte da massa e polvilha-se com queijo ralado.
Enquanto se bate a massa e se prepara a torta, o forno já deve estar ligado em temperatura média.